Trabalhadores residentes em áreas do Rio de Janeiro afetadas pelas chuvas de abril poderão sacar recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O anúncio foi feito pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, nesta sexta-feira (31), no Palácio da Cidade.
A medida foi facilitada por conta do Estado de Calamidade Pública no município, decretado pelo prefeito. O limite para saque é de R$ 6.220,00.
Crivella disse que o montante de recursos do FGTS serem liberados equivale a R$ 35 milhões. Cerca de 53 mil contas de moradores desses locais serão liberadas.
“Através desse acordo entre Prefeitura e Caixa, quem perdeu as coisas nas chuvas de abril poderá sacar seu FGTS. Quem perdeu tudo e não está nesse grupo listado no site precisa procurar o superintendente da região onde mora. Todos os secretários e superintendentes estão aqui para prestar esclarecimentos. É um esforço que estamos fazendo para ajudar as pessoas que sofreram com a chuva no Rio de Janeiro”, disse Crivella.
Na próxima segunda-feira (3), a Caixa Econômica inicia o atendimento para a liberação do saque aos trabalhadores cujas casas foram atingidas pelas chuvas. Uma parceria entre a Prefeitura e a CEF inicia a identificação de quem terá direito ao benefício. O saque poderá ser requisitado até 29 de julho de 2019.
Será beneficiado o trabalhador com saldo no fundo, que tenha trabalhado com carteira assinada e residido nos bairros afetados por temporais em data anterior a 11 de abril. A lista de endereços dos locais afetados está disponível para consulta no site da Defesa Civil do Rio.