Flamengo e LDU empataram, sem gols, nesta terça-feira (22), em jogo válido pela terceira rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores. O confronto foi no estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador. Com o resultado, o Rubro-Negro ocupa a terceira colocação no Grupo C, com quatro pontos, e está fora da área de classificação para as oitavas de final no momento. A LDU lidera, com cinco pontos. O Central Córdoba também tem quatro pontos e esta na vice-liderança do grupo. O Deportivo Táchira ainda não pontuou e é o lanterna. As outras duas equipes se enfrentam nesta quinta-feira (23) na Argentina.
Mais qualidade de um lado e fôlego do outro
O Flamengo foi superior ao adversário no primeiro tempo. A LDU é um time limitado que tem a altitude como aliada. O Rubro-Negro teve um desfalque de última hora: justamente o equatoriano Gonzalo Plata. O atacante viajou com o grupo, mas com dores no joelho esquerdo, foi cortado do jogo na sua terra natal. Ele será reavaliado quando voltar ao Rio de Janeiro.
No começo do jogo, a equipe comandada por Filipe Luís pareceu não sentir a adversidade e atuou de forma ofensiva. Faltou qualidade nas finalizações. A melhor chance foi com Arrascaeta, que parou nas mãos do goleiro. De forma reativa, a LDU assustou na segunda metade da etapa inicial. E esteve mais perto de abrir o placar, apostando nas bolas longas e contra-ataques.
Não houve mudanças no intervalo. A primeira substituição aconteceu aos nove minutos do segundo tempo: saiu Minda, entrou Villamil. Aos 13 minutos, Pedro substituiu Juninho, sempre com grande expectativa da torcida rubro-negra. Luiz Araujo e Everton entraram nas vagas de Bruno Henrique e Arrascaeta, aos 21. O Flamengo voltou a levar perigo com a velocidade dos pontas.
O Camisa 7 rubro-negro criou e perdeu a chance mais incrível da partida. Outro que entrou e chegou a balançar as redes foi Estrada, mas não valeu. O atacante da LDU recebeu uma bola longa da defesa e aproveitou, mas estava em posição de impedimento. O árbitro anulou o gol. No último minuto, Varela substituiu Ayrton Lucas, que caiu sentindo na área.
Ainda teve o tempo de acréscimo em que a LDU, fisicamente melhor, deixou escapar a oportunidade de vitória. Mas o Flamengo conseguiu, ao menos, levar um ponto para casa.
FICHA TÉCNICA
LDU 0 X 0 FLAMENGO
Local: Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador
LDU: Gonzalo Valle, De la Cruz, Ricardo Adé, Allala, Quinonez, Gruezo, Minda (Villamil), Cornejo, Bryan Ramirez (Pastran), Alex Arce (Estrada), Alzugaray. Técnico: Pablo Sanchez
FLAMENGO: Rossi, Wesley, Danilo, Léo Ortiz, Ayrton Lucas (Varela), Erick Pulgar, Evertton Araujo, Gerson, Arrascaeta (Everton), Bruno Henrique (Luiz Araujo), Juninho (Pedro). Técnico: Filipe Luís
Cartão Amarelo: Cornejo (LDU); Arrascaeta (FLA)