O traficante Marcos Vinicius dos Santos, o CH ou Chapola, é apontado como possível sucessor no comando da quadrilha de Fernando Gomes de Freitas, o Fernandinho Guarabu, morto na manhã da última quinta-feira (27) em confronto com PMs no Morro do Dendê, na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio.
Chapola chegou a ser preso em 2010 quando era chefe do tráfico na comunidade Praia da Rosa, também na Ilha. Na ocasião, estava em um dos acessos ao Morro do Dendê e Acabou capturado por policiais civis da Divisão de Capturas da Polinter (DC - Polinter). Depois que foi solto, assumiu o controle de outra favela da Ilha, a Parque Royal.
Já tinha sido preso em flagrante, em 2004, quando estava em um veículo com mais três bandidos, durante uma perseguição com a polícia. Em 2009, já em liberdade, Marcos Vinícius que ocupava um táxi, foi abordado pelos agentes. Na ocasião, houve troca de tiros com os policiais e o criminoso conseguiu fugir em direção ao Morro do Dendê.
Ele aparece em uma imagem feita pelo major PM Alan Luna Freire, que investigava a quadrilha de Guarabu e foi morto no ano passado, juntamente com Fernandinho.
Chapola responde a três processos, sendo dois por homicídio e um por roubo. O Disque Denúncia está oferecendo uma recompensa de R$ 1 mil para quem prestar informações que ajudem na sua captura.
Outro traficante que pode pintar com um dos primeiros da hierarquia da quadrilha do Dendê é um bandido conhecido como Gordon, que tem antiga atuação no local.
Cemitério enfeitado
O cemitério do Cacuia foi todo enfeitado com bandeiras com o escudo do Barcelona para homenagear Guarabu e outros traficantes mortos que tiveram seus corpos enterrados nesta tarde. Fotos divulgadas pela mídia mostraram Fernandinho usando a camisa do clube espanhol.
A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que o policiamento na região do 17º BPM (Ilha do Governador) está reforçado. Equipes do Comando de Operações Especiais (COE), 5º BPM (Praça da Harmonia), 6º BPM (Tijuca) e 22º BPM (Maré) estão atuando no local.
O Disque Denúncia informou que recebeu denúncias sobre a movimentação de criminosos da Ilha do Governador para diferentes comunidades da cidade. Todas estas informações foram repassadas às autoridades policiais.
Planos de expansão
A mesma investigação que culminou na última prisão de Chapola revelou que Guarabu já teve planos de invadir a comunidade Vila Kennedy, na Zona Oeste da capital, área controlada pelo Comando Vermelho (CV) e expandir seus negócios também para a Região Serrana anos atrás.
Na ocasião, setores de inteligência das polícias foram contactados e tomaram medidas adequadas para evitar a invasão à Vila Kennedy que poderia se tornar um "banho de sangue".
Para tomar a Vila Kennedy, a quadrilha de Guarabu chegou a contar com a ajuda de um bandido que era de lá e fora expulso, sendo que Fernandinho lhe prometeu um cargo à altura na hierarquia do tráfico caso a invasão se consumasse.
Na época, além do Morro do Dendê, Fernandinho detinha o controle da Favela da Palmeirinha, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.