TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Witzel diz que vai formalizar contrato para administrar o Sambódromo do Rio

Governador pretende utilizar o espaço para atividades educacionais e turísticas o ano inteiro

Por Leonardo Pimenta em 24/07/2019 às 23:14:44

Foto: Jorge Hely

O governador do Rio, Wilson Witzel, anunciou, nesta quarta (24), na feira Ita Gas&Oil, que o estado irá formalizar, junto com a Prefeitura do Rio, o contrato que transfere a administração do Sambódromo para o governo estadual. Segundo o governador, a ideia é que uma parte do espaço seja utilizado o ano inteiro pelas escolas de samba para movimentar o turismo na cidade e que, na outra, tenha uma escola técnica estadual da Faetec com cursos profissionalizantes.

"Minha ideia é instalar uma escola lá dentro já em outubro. A Faetec vai colocar dois cursos lá, um voltado para o carnaval, outro para a gastronomia", disse o governador do Rio.

A nova escola técnica estadual da Faetec deverá começar a funcionar em novembro e terá cursos de confecção de alegorias, de formação de instrumentistas e de culinária e confeitaria. A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia informou que, nessa unidade, haverá também cursos de segurança no trabalho, carpintaria, solda, idiomas e turismo. O espaço a ser utilizado pela Faetec ainda será avaliado pela prefeitura e pelo governo estadual, já que, na área de dispersão, onde ficam os setores 5 e 7 do Sambódromo, funcionam uma creche e algumas escolas municipais.

Na concessão, está prevista a adequação de todos os setores da Marquês de Sapucaí às normas de segurança do Corpo de Bombeiros. O estado gastará com a obra cerca de R$ 10 milhões para adaptar todo o complexo do sambódromo. No próximo mês, a Prefeitura do Rio e o Governo do Estado planejarão como será a nova operação do espaço.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.