A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Guarda Municipal do Rio resgataram, na tarde desta terça (30), uma preguiça que estava em uma árvore na Avenida Pedro Moura, no Recreio dos Bandeirantes, e um ouriço-cacheiro em uma casa no Itanhangá, ambos na Zona Norte da cidade. Segundo agentes ambientais, a preguiça foi vista por moradores agarrada a uma árvore, próxima ao número 200 da Avenida Pedro Moura, no Recreio dos Bandeirantes. Os moradores ligaram para Central 1746 e informaram aos atendentes da existência do animal. Os homens da GM-RIO e agentes ambientais foram ao local e removeram o bicho-preguiça com segurança da árvore.
Quanto ao ouriço-cacheiro, moradores de uma casa na Estrada de Jacarepaguá informaram à prefeitura a existência de um animal silvestre na sua residência. Os agentes da Secretaria de Meio Ambiente encontraram o ouriço no quintal da casa. O animal foi retirado do local, examinado e levado, juntamente com a preguiça, para o Parque Natural Municipal de Marapendi.
O secretário de Meio Ambiente, Marcelo Queiroz, elogiou o trabalho dos agentes ambientais e falou da importância de o homem cuidar do meio ambiente.
"O resgate desses animais vivos é uma alegria para nós. Cada vez mais o homem disputa espaço com eles. O resgate de espécies como o Bicho-Preguiça, por exemplo, é muito comum e elas correm risco de vida quando saem de seu habitat. Cuidar do meio ambiente é a forma mais simples e preciosa que temos para defender a nossa própria espécie", disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Queiroz.
A pessoa que encontrar um animal silvestre em uma área urbana ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat deve entrar em contato com a Prefeitura do Rio pela central 1746.