O Flamengo encara na noite desta quarta-feira (31) no Maracanã o Emelec naquela que até o momento é a partida mais importante do time rubro-negro na temporada. Após perder para os equatorianos no primeiro jogo das oitavas de final da Copa Libertadores semana passada por 2 a 0, os comandados de Jorge Jesus tem a missão de ganhar por 3 gols de diferença ou mais para avançar na competição, ou pelo repetir o placar para levar a decisão para as penalidades.
Como se não bastasse o placar adverso, o Flamengo também terá desfalques importantes. Após perder o zagueiro Rodrigo Caio por lesão no músculo adutor e posterior da coxa esquerda e o atacante Lincoln lesionado no músculo posterior da coxa direita no clássico do último domingo contra o Botafogo, o rubro-negro já não conta com Diego com uma fratura no tornozelo esquerdo e Vitinho lesionado no joelho direito, ambos tiveram que ser operados e não tem data pra voltar.
A esperança é a de que Arrascaeta e Everton Ribeiro, que se recuperam respectivamente de uma lesão na coxa direita e uma lesão óssea no pé esquerdo, consigam ter condições de jogo. De acordo com o departamento médico, o que teria mais chances de atuar seria o camisa 7. De qualquer forma, o colombiano Berrío e o jovem Lucas Silva são opções para compor o meio campo, além do lateral esquerdo Trauco que poderia jogar improvisado na posição.
Para o lugar de Rodrigo Caio, o jovem Thuler deverá ser titular novamente, ele entrou no lugar do ex-zagueiro do São Paulo no clássico e deu conta do recado ao lado do espanhol Pablo Marí, que por sua vez já havia entrado no lugar de Léo Duarte, negociado com o Milan.
"Vamos para mais um desafio e o desgaste logicamente incomoda. Estamos jogando de três em três dias, não tem carga para recuperação. É o sexto jogo. Há jogadores que estão no limite, tem os que jogaram 540 minutos. Todo jogo troco três, quatro jogadores. Não dá para mudar 11, nem tenho essa ideia", afirmou o técnico Jorge Jesus.
Rafinha confiante
Antes do último treino para a partida, na última terça no Ninho do Urubu, o lateral-direito Rafinha, uma das armas rubro-negras para o duelo, falou sobre o confronto. "Claro que a gente tem nossos pensamentos, nossa tática, mas nem sempre isso que a gente planeja acontece no jogo. É uma situação adversa de entrar atrás do placar, mas quem vai poder passar melhor é nosso treinador. Ele vai deixar tudo mastigado para a gente entrar sabendo todas as formas, posições... E dentro do campo é com a gente", afirmou de forma enfática.
Ele afirmou também a importância do apoio da torcida durante os 90 minutos.
"É uma decisão, um jogo que pode definir nossa situação na competição, classificar para a próxima fase. Estamos encarando como uma decisão, jogo mais importante que a gente tem nessa temporada. Precisamos reverter o placar. Contamos com o apoio da Nação", frisou.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO-BRA X EMELEC-EQU
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 31 de julho de 2019 (Quarta-feira)
Horário: 21h30(de Brasília)
Árbitro: Nestor Pitana (Argentina)
Assistentes: Hernan Maidana (Argentina) e Julio Fernández (Argentina)
FLAMENGO: Diego Alves, Rafinha, Thuler, Pablo Marí e Renê; Gustavo Cuéllar, Willian Arão, Gerson e Everton Ribeiro (Lucas Silva), (Arrascaeta ou Berrío); Bruno Henrique e Gabigol
Técnico: Jorge Jesus
EMELEC: Esteban Dreer, Romario Caicedo, Marlon Mejía, Jordan Jaime e Óscar Bagüí; Dixon Arroyo, Nicolás Queiroz, Fernando Guerrero, Bryan Cabezas (Carlos Orejuela) e Wilmer Godoy; Brayan Angulo
Técnico: Ismael Rescaldo