Líder do Campeonato Brasileiro, com 27 pontos em 12 jogos, o Flamengo volta a disputar o Campeonato Brasileiro no próximo dia 18. Contra o São Paulo, no Maracanã. Enquanto não resolve definitivamente a situação do atacante Guerrero, que deve jogar contra o São Paulo, os dirigentes foram ao mercado e trouxeram o atacante colombiano Fernando Uribe, que defendeu o Toluca, do México, nas últimas três temporadas.
O clube não conta mais com: Vinícius Júnior, negociado para o para o Real Madrid; Felipe Vizeu para a Udinese; Jonas para o Al-Ittihad; e não renovou o contrato de Ederson. Nas últimas semanas tentou a contratação do atacante holandês Ryan Babel, do Besiktas, da Turquia, mas não obteve êxito.
O técnico Maurício Barbieri deixou de ser interino em 28 de junho, ganhando um reajuste salarial e novo vínculo até o fim da temporada. Com 11 vitórias, seis empates e uma derrota, ele aproveitou as três semanas livres para treinos para avaliar as alternativas. Sem muita opção, Marlos Moreno será o substituto de Vinícius Jr no ataque.
Nesse período de preparação, Maurício Barbieri comandou dois jogos-treino: vitórias sobre Bangu e Nova Iguaçu, por 7 a 0 e 3 a 0, respectivamente.
"Fizemos dois jogos-treinos onde a equipe desenvolveu bem todas as orientações táticas. Teremos jogos difíceis pela frente, mas chegaremos bem preparados e prontos para manter a regularidade do primeiro semestre", analisou Barbieri.
O período de treinamento pós-Copa deixou o meia Everton Ribeiro confiante de que o Flamengo voltará bem para o segundo semestre.
"Essa confiança que a gente conseguiu ajudou. Deu tudo certo, estamos num ritmo bom, mostrando bom futebol, o momento é de crescimento, os treinamentos estão proveitosos, a gente espera voltar com tudo, com um futebol ainda melhor do que estávamos apresentando", disse Everton, em entrevista coletiva.
Outra novidade ficou por conta do fim da parceria com a Portuguesa, deixando de usar a Ilha do Urubu. O clube assinou contrato com o Maracanã. Em 2018, serão mais 11 jogos a serem realizados. O novo acordo ainda garante 25 partidas em 2019 e 25 jogos em 2020.
Maior média de público foi do Flamengo, com 47.289 pagantes. O maior público foi no dia 7 de junho, na vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense, no Mané Garrincha, com 59.987 pagantes e renda de R$ 3.177.575,00.
Tabela de julho
18/7, às 21h45 - Flamengo x São Paulo (Maracanã) - Brasileirão
21/7, às 19h - Flamengo x Botafogo (Maracanã) - Brasileirão
25/7, às 21h45 - Santos x Flamengo (Vila Belmiro) - Brasileirão
29/7, 16h - Flamengo x Sport (Maracanã)- Brasileirão
Maior média de público foi do Flamengo, com 47.289 pagantes. O maior público foi no dia 7 de junho, na vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense, no Mané Garrincha, com 59.987 pagantes e renda de R$ 3.177.575,00.