Pelo segundo ano seguido, a peça "Luiz Gama - Uma Voz Pela Liberdade" é encenada nas escadarias do Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelândia, no Centro. O espetáculo acontece nesta sexta-feira (23), a partir das 18 horas. Ao mesmo tempo, haverá uma Moção de Louvor e Aplausos na luta contra a discriminação racial na cultura brasileira.
A peça conta com Déo Garcez no papel do protagonista e aborda a história do advogado paulista Luiz Gama, ex-escravo, jornalista, poeta, que ficou conhecido por libertar mais de 500 escravos no século XIX. Ao mesmo tempo, ele é tido como a primeira voz negra da literatura brasileira. A escolha pela data se dá porque o falecimento do abolicionista aconteceu no dia 24 de agosto de 1882, há 137 anos.
Em 2015, Gama recebeu da OAB o diploma de advogado, e em 2018 foi nomeado por leis federais como o Patrono do Abolicionismo Brasileiro e inscrito no livro dos heróis da pátria. O espetáculo convida o público a repensar nossa história oficial, trazendo uma importante reflexão sobre nossos preconceitos contemporâneos. O espetáculo já esteve em cartaz em diversos teatros pela cidade do Rio e é considerado um sucesso de crítica e também de público.
Durante bate-papo com "Portal Eu, Rio!" que aconteceu no ano passado, Déo conta que sempre quis levar a peça em lugares públicos. Interpretando Gama há quatro anos, desde que a peça entrou em cartaz, o ator relatou que a ideia partiu do diretor Ricardo Torres.
"Eu sempre quis apresentar a peça em lugares públicos. Como queríamos fazer um tributo ao Gama pela data de nascimento ou falecimento dele, Ricardo Torres, o diretor da peça, teve a ideia de apresentarmos na escadaria da Câmara Municipal, na Cinelândia", disse Déo à época.
Serviço
Luiz Gama - Uma Voz Pela Liberdade