TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Explosão atinge laboratório russo que abriga vírus do Ebola e varíola

Instalação utilizada como centro de armas biológicas é um dos únicos locais do mundo onde o vírus da varíola é armazenado.

Por Kaio Serra em 17/09/2019 às 20:54:10

Foram necessários 13 carros de bombeiros para conter as chamas no laboratório russo. Foto: Reprodução

Uma explosão seguida de incêndio atingiu um laboratório russo que armazena amostras dos vírus mais mortais, entre eles o ebola, varíola e HIV. De acordo com o Governo Russo, um cilindro de gás explodiu no quinto andar do complexo de laboratórios conhecido como VECTOR. A instalação, que fica em uma cidade remota da Sibéria, abrigava pesquisas secretas sobre armas biológicas pela União Soviética.

Um trabalhador ficou gravemente ferido com queimaduras de terceiro grau. Informações oficiais são esparsas, mas de acordo com relatos de funcionários, o incêndio se espalhou pelo sistema de ventilação do edifício, consumindo uma área de mais de 30 metros quadrados. Foram necessários 13 carros de bombeiros para conter as chamas.

As autoridades russas insistiram que a sala onde ocorreu a explosão não continha substâncias perigosas e que nenhum dano estrutural foi causado. Ainda segundo o Kremlin, nenhuma substância foi liberada no ar. No entanto, informações não oficiais que chegam da cidade de Koltsovo, onde o VECTOR se encontra, afirmam que a cidade está em quarentena.

Estima-se que, somente o vírus da Varíola, tenha matado 300 milhões de pessoas durante o século XX. O último caso natural da doença ocorreu em 1977. Em 1980, a OMS (Organização Mundial da Saúde), declarou a doença erradicada mundialmente.

O Vector é um dos dois lugares no mundo onde o vírus da varíola está armazenado, o outro é um laboratório de segurança máxima em Atlanta, nos Estados Unidos.



Tags:   ebolaRússia
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.