TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Defesa Civil municipal vai coordenar simulado de desocupação no Lins

A ação integra preparação da Prefeitura para o período de fortes chuvas

Por Jonas Feliciano em 20/09/2019 às 15:49:40

Imagem: Alamy Fotografia / A voz do Lins

Neste sábado (21), a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), vai realizar um simulado de desocupação de áreas de risco de deslizamento em comunidades no Lins, a partir das 10h. Segundo o órgão, utilizando parte do Sistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes da Defesa Civil, o exercício seguirá protocolos de resposta a desastres naturais com o intuito de treinar residentes quanto aos procedimentos de desocupação em casos de fortes chuvas. As comunidades do Barro Vermelho, Vila Cabuçu e Barro Preto participarão do exercício.

Simulado

De acordo com a Defesa Civil, a atividade envolve o uso de sirenes e SMS de alerta, com ação integrada de agentes comunitários de saúde (ACS), de voluntários e de integrantes das associações de moradores (treinados previamente pelo órgão).

Além disso, o exercício vai ser coordenado por técnicos da Defesa Civil, com o objetivo de transferir a população dessas áreas para pontos seguros, pré-determinados e livres de riscos. O simulado integrará um conjunto de iniciativas de preparação e resposta visando desenvolver uma cultura de segurança em áreas de risco.

Ao longo da semana, os agentes da Defesa Civil entregaram panfletos de aviso para os residentes e as sirenes soaram comunicados sobre a realização da atividade. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Superintendência e Região Administrativa do Méier, além da Comlurb também participarão da atividade.

Vale ressaltar que, de janeiro a meados de setembro deste ano, a Defesa Civil recebeu 14.679 solicitações de vistorias técnicas em todo o Rio. O simulado integra as ações desenvolvidas pelo órgão municipal em escolas, associações e pontos públicos para conscientizar a população na prática da resiliência.

Entre elas, o programa "Defesa Civil Itinerante", iniciado no dia 26 de agosto para preparar moradores das 103 áreas com alto risco de deslizamento, e que integram o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes, para situações de emergência durante temporais característicos do Verão. Em menos de um mês de atuação, o projeto já passou por 30 comunidades.

Sistema de Alerta e Alarme

Atualmente, segundo a secretaria, são 83 pluviômetros da Defesa Civil em regiões estratégicas da cidade, 165 sirenes e 193 pontos de apoio em 103 comunidades com alto risco de deslizamentos. O processo de acionamento das estações sonoras é ativado por meio do monitoramento dos índices críticos de chuva, efetuado pelos meteorologistas lotados no Centro de Operações Rio (COR). Os profissionais da Defesa Civil do Rio atuam, de forma integrada, 24 horas/dia no COR.

Informações via SMS

Cabe rellembrar que qualquer pessoa pode receber mensagens da Defesa Civil por meio de adesão voluntária para ser alertado, em tempo real, sobre a ocorrência de chuvas fortes no local onde mora. O cadastro é simples, rápido e gratuito: o cidadão deve enviar o CEP da residência para o número 40199.

A lista com as comunidades que possuem o Sistema de Alarme Sonoro podem ser encontradas no seguinte link: http://w-ww.rio.rj.gov.br/web/defesacivil/mapas-do-sistema-de-alerta-e-alarme

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.