Neste fim de semana, o filme "Pacificado" venceu o prêmio Concha de Ouro na 67° edição do Festival de San Sebastián, na Espanha. O longa que venceu na categoria melhor filme conta a história de uma família do Morro dos Prazeres, na região Central do Rio de Janeiro e é dirigido pelo norte-americano, que vive no Brasil, Paxton Winters. No elenco, estão nomes como é José Loreto, Débora Nascimento e o belga, naturalizado brasileiro, Bukassa Kabengele .
A trama revela a vida de um homem, interpretado por Bukassa, que retorna para casa depois de sair da cadeia. Em meio s violência da comunidade, ele tenta recomeçar a vida com a filha. O longa foi o único filme brasileiro que competiu no Festival e disputou a categoria com outras 15 produções.
Vale destacar que essa é a primeira conquista do audio visual brasileiro na competição, que é considerada um das mais importantes do mundo, de acordo com a Federação Internacional de Associações de Produtores Cinematográficos. Além dos prêmios de melhor filme e melhor ator, a obra ainda venceu o prêmio de melhor fotografia, com a cineasta Laura Merians. A coprodução é do diretor norte-americano Darren Aronofsky, conhecido por sucessos como "Requiem para um sonho" e "Cisne negro".
Por meio do seu perfil oficial no Instagram, o ator Bukassa Kabengele agradeceu a conquista e a atriz Débora Nascimento que lhe representou na cerimônia.
"No dia da premiação, eu estava em cartaz no Rio de Janeiro com o espetáculo @ombelaorigemdaschuvas. Fiz um bate volta a Espanha apenas para a exibição e imprensa...Ao saber da possibilidade de ganhar, liguei a Débora e enviei meu pronunciamento por carta... Essa mulher é incrível e melhor, transmitiu tudo em inglês... Obrigado para sempre querida amiga @debranascimento... Um feito inédito para o Brasil no @sansebastianfes 67° edição, um dos maiores festivais de cinema do mundo", escreveu o ator.
Bukassa ainda ressaltou que o prémio era um sonho e um divisor de águas sua carreira. Ele agradeceu a todos os envolvidos muito no projeto, a sua família e amigos e também reproduziu o discurso lido por Débora na premiação.
"Com lágrimas de emoção recebo a distância o prêmio mais importante da minha vida. Tive a sorte de ter uma família que me apoia...Tive escola, educação e cultura, apesar das lutas e sofrimentos, num país onde ainda imperam a desigualdade social, o racismo entre outros preconceitos...Mas hoje vamos celebrar a conquista. O festival San Sebastian de cinema me tornou protagonista não só na ficção, mas na vida real me dando o prêmio de melhor Ator. Sou porta-voz de muitos que não tem oportunidades. Sonho diariamente que tenhamos como seres humanos; bom senso, amor, respeito, tolerância e justiça, para que tenhamos todos o direito a dignidade. Dedico meu prêmio a todo povo negro e indígena do Brasil", concluiu.