Tráfico de Copacabana tem conjunto habitacional de Botafogo como filial
Quadrilha utiliza 'estica' de drogas no Conjunto Pio XII, conhecido como 'Balança'
Investigação feita pela Polícia Civil revela que o conjunto habitacional Pio XII, conhecido como Balança, que fica localizado na Rua Álvaro Ramos, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, serve como estica (prolongamento de uma boca de fumo) da quadrilha de traficantes que atua na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, na mesma região, há muitos anos.
O trabalho começou a partir da apreensão no local de grande quantidade drogas ilícitas, um rádio comunicador, um caderno com anotações de tráfico e um alicate de pressão ocorrida em março do ano passado. O material estava em baixo de muitas telhas de amianto.
Segundo a investigação, foi montada a chamada conexão Balança-Tabajaras. O líder do tráfico na Ladeira, Ronaldo Pinto Lima e Silva, o Ronaldinho do Tabajara, que está preso e é ligado ao Comando Vermelho (CV), nomeou para o Balança os frentes de vulgos Bob, Binho e Vitinho.
Uma testemunha que teve envolvimento com o tráfico e que é morador de um dos apartamentos relatou que a venda de drogas existe no conjunto desde pelo menos 2005 e que comprava entorpecentes na Ladeira dos Tabajaras porque não se dava bem com os traficantes do Balança.
Os bandidos do Balança atuariam também praticando delitos contra o patrimônio, sobretudo roubo, furto e receptação na região de Botafogo
Os traficantes envolvidos foram denunciados pelo Ministério Público. Entretanto, a acusação foi rejeitada pela Justiça porque as drogas não foram encontradas com nenhum dos suspeitos.
O conjunto habitacional Pio XII foi construído pela Companhia Estadual de Habitação - CEHAB-RJ, na década de 60, em plano inclinado. Possui 14 blocos com 246 apartamentos.