TOPO - PRINCIPAL FELICIDADE PREFEITURA NITERÓI - 1190X148

Se o viés é inconsciente precisamos mergulhar para descobrir

Carreira & Desenvolvimento, Por Dulce Gabiate, Psicóloga e Consultora Organizacional

Em 17/11/2023 às 10:52:15

Sabemos que a comunicação é a chave para criar bons relacionamentos e que as perguntas ajudam a aprofundar conversas, identificar sentimentos, crenças, obstáculos e, quando empregadas estrategicamente, facilitam o encontro de soluções para as diversas questões e áreas da vida.

Normalmente, os conflitos se instalam nas conversas, em função da nossa tendência em interpretar e julgar situações, comportamentos ou eventos, sem antes trabalhar os dados e fatos, tampouco identificar e considerar os sentimentos, associações, lembranças, conceitos e crenças que influenciam nossa percepção e avaliação. Aqui podemos brincar com a expressão “falar sem pensar, responder no automático, atuar sobre o poder do viés, sem usar a escuta ativa”.

Saber direcionar uma conversa de forma assertiva evita conflitos, interpretações errôneas, tomadas de decisões impulsivas, bem como pode ser uma excelente ferramenta para mapear ideias, descobrir crenças e vieses inconscientes que nos impedem de enxergar e perceber nossas limitações, buscar solução criativas e inclusivas, criar planos efetivos para mudanças e melhoria das relações.

Se soubermos utilizar a sequência de perguntas que nos permita trafegar do nível superficial ao profundo, de forma reflexiva, seguindo os processos naturais de criação da nossa comunicação interna, poderemos experimentar uma nova forma de explorar o prazer de conversar, identificar fatos e os sentimentos que nos impede de romper o ciclo do preconceito e avançar.

Compreendendo o processo

Nossa forma de perceber e interagir com o mundo se dá através da utilização dos sentidos. Vemos, ouvimos, tocamos objetos, sentimos cheiros e gostos e isso estimula a percepção, ajuda a estruturar a nossa memória, conceitos e crenças sobre objetos, situações e pessoas. Essas memórias e crenças passam a orientar e influenciar nossas percepções e comportamentos futuros e, por isso, tendemos a interpretar e julgar os fatos sem termos uma análise apurada e isenta. Essa tendência nos leva a interpretações nem sempre adequadas que podem ameaçar nossa forma de lidar com eventos e pessoas, abraçar novas experiências e até limitar nossa atuação na vida.

Estruturando a conversa

1. Procure iniciar a conversa focando nos dados e fatos da situação para entender o fato ocorrido. Usar perguntas objetivas como: Qual o dia?, Horário?, quem eram as pessoas presentes?, Local?, ajudam situar fato e contexto.

2. Os eventos sempre são percebidos pelos sentidos, correlacionados com eventos similares que geram sentimentos, emoções e nos trazem lembranças e conceitos pré-estabelecidos ou crenças, que podem distorcer a realidade, criar resistências ou preferências. Então vale perguntar neste momento: que lembranças vieram à sua mente enquanto ouvia a história? Já vivenciou um fato semelhante? Como você se sentiu? Você fez alguma associação com outro evento, comparou este fato com outro já ocorrido?

3. Agora você já tem elementos que ampliam a visão sobre o fato e possíveis influências sobre sua avaliação e julgamento, você pode mergulhar nas interpretações e criar perguntas como: qual a importância deste fato? Qual o impacto deste evento para você, o que esse evento sugere? O que precisa ser feito? O que podemos melhorar, o que podemos aprender com isso? O que precisamos fazer de diferente?

4. Frente aos fatos, sentimentos e influências sobre a sua forma de enxergar agora o evento, é hora de buscar uma decisão, então seja direto: O que você decide? O que pretende aplicar e fazer? O que irá fazer efetivamente? Quando?

Utilizar esta estratégia de perguntas pode nos ajudar na arte de aprofundar a visão sobre os fatos, identificar fatores de influência e formas para lidar com a realidade, bem como derrubar as limitações criadas por interpretações sem base, generalizações aprendidas, preconceitos e ampliar nossa forma de percepção para facilitar a criação de comportamentos mais assertivos, para lidar e atuar nas relações com pessoas e eventos, bem como iniciar processos de mudanças para sustentar novas visões e adquirir novos hábitos.

Querendo saber mais sobre o método, mande uma mensagem!


POSIÇÃO 2 - DOE SANGUE 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL - FELICIDADE PREFEITURA NITERÓI - 1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.