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Uma habilidade que faz toda a Diferença: Inteligência Emocional

Em 21/02/2019 às 13:35:54

Nos dias atuais, ter essa habilidade bem desenvolvida, ajuda a construir uma vida de qualidade profissional e pessoal. Para melhor explorar o tema, consultei uma especialista no assunto Maria Lúcia Rodrigues Corrêa,  que nos traz  uma visão ampliada e orientações valiosas.

Até bem recentemente, o sucesso de uma pessoa era avaliado pelo raciocínio lógico e habilidades matemáticas e espaciais aferido pelos testes psicométricos para medir Quociente de Inteligência (QI). Todavia, em meados dos anos 90, o psicólogo Daniel Goleman, PhD, em seu livro intitulado “Inteligência Emocional”, apresentou uma nova abordagem sobre este assunto. Ele traz o conceito da inteligência emocional como o maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. A maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma, pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão, gentileza têm mais chances de obter o sucesso.

Mais recentemente, o psiquiatra americano Robert Waldinger, atual diretor do estudo de Harvard sobre “O que realmente nos faz felizes?” enfatiza que "Há muitas conclusões deste estudo, mas o fundamental é que o importante para nos mantermos felizes e saudáveis ao longo da vida, é a qualidade dos nossos relacionamentos".

"O que descobrimos é que, no caso das pessoas mais satisfeitas em seus relacionamentos, mais conectadas ao outro, seu corpo e cérebro permanecem saudáveis por mais tempo", afirma o acadêmico americano. Estes conceitos se complementam com a teoria da Inteligência emocional, que percebe a maneira pela qual a pessoa dirige a própria vida como um diferencial para o sucesso profissional no atual cenário do mundo corporativo.

Goleman (1996) afirma que: “O segredo da liderança reside na competência para lidar consigo mesmo e com os seus relacionamentos, o que certamente constitui um enorme desafio para os líderes atuais”.  O desdobramento negativo da “incompetência” interpessoal se pauta nas três vertentes do Sucesso Profissional: Conhecimento, Competência e Relacionamentos. No passado, você se estabelecia pela competência aliada ao seu conhecimento; contudo, nos tempos atuais isso é impossível. Os profissionais que não sabem trabalhar em equipe e não conseguem obter resultados por meio das pessoas são gradativamente afastados de suas posições e geralmente não conseguem se recolocar. Entender de gente é a base de qualquer profissional que aspire ingressar no mercado de trabalho e permanecer nele em uma trajetória profissional ascendente.

O primeiro passo para desenvolver sua inteligência emocional é a busca pelo autoconhecimento. Conhecendo-se e compreendendo a origem de suas potencialidades e fragilidades, certamente favorecerá seu desenvolvimento interpessoal e a aceitação de outras pessoas. Em seguida, entender que cada pessoa tem seu ritmo, seu próprio modo de ser, sua história de vida facilitará a aceitação do outro. Em terceiro lugar, entender que as diferenças fazem parte do nosso cotidiano, e que podemos conviver em grupo com divergentes opiniões e isso até nos aprimora. Outra dica é rastrear e analisar seus modelos mentais e das pessoas de seu relacionamento no intuito de afinar os interesses e aprimorar as sequelas. E finalmente, entender de gente. Compreender sobre a formação da personalidade e comportamento humano não é privilégio de psicólogos e deveria ser estendido a todos os profissionais do mundo corporativo. Desfrutar das relações do nosso entorno é um benefício comprovadamente eficaz, tanto para a saúde mental, como para a qualidade de vida e favorece o aumento da produtividade e dos resultados organizacionais.

Concluindo, é importante que fique bem claro que se guardamos mágoa e ressentimento, estamos abrindo um caminho e um campo fértil, para a doença física e o bloqueio do crescimento pessoal

Maria Lúcia Rodrigues Corrêa é Psicóloga, Doutora em Administração, Professora de MBA, Diretora da Educarh Consultoria, www.marialuciarodrigues.com

 

 

Coluna: Carreira e Desenvolvimento.

Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica. Autora do livro Mudanças – Aprendendo a construir novos comportamentos - publicado pela Agbook.

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