Para ter uma boa utilização e funcionamento, uma mesa precisa ter seus pés devidamente dispostos, para se manter equilíbrio. Fazendo uma analogia, com o exemplo citado, podemos entender a importância de se manter em equilíbrio as diversas áreas que compõem nossa roda da vida, para garantir uma boa qualidade de vida.
Quando colocamos todas as nossas expectativas de vida em uma única área, desequilibramos a roda que nos impulsiona e corremos o risco de sofrer grandes frustrações e naturalmente limitar a nossa atuação e motivação na vida.
Muitas pessoas passam suas vidas, dedicando sua energia e esforços para uma única área da vida, que pode ser a família, emprego, uma relação afetiva ou estudos e quando a área escolhida, não funciona bem ou deixa de existir, sua vida desmorona.
Manter as diversas áreas da vida em equilíbrio nos ajuda, a fortalecer e harmonizar nossa atuação, ter apoio para lidar com perdas e frustrações momentâneas, gerar alavancas para ampliar nossa motivação e coragem, promover aprendizagem para lidar com os obstáculos e criar metas futuras para a vida pessoal e profissional.
O Exercício da Roda da Vida, é uma excelente ferramenta utilizada nos processos de Coaching e no trabalho Clínico para mudanças comportamentais. Ele serve para ampliar a visão, sobre as áreas que compõem nossa vida, ajuda no mapeamento do nível de satisfação, permite identificar as áreas que não estão sendo valorizadas, e consequentemente nos fazendo perder motivação e energia, promove o autoconhecimento, facilita a compreensão da importância de se manter a roda equilibrada e possibilita a criação de planos, para alcançar melhores desempenhos e garantir uma melhor qualidade de vida.
Segue uma orientação básica, para quem precisa fazer sua roda da vida girar positivamente.
Trabalhando o exercício da roda da vida, de forma simplificada, para ajudar na compreensão básica do processo:
Desenhe num papel um círculo e acrescente divisões como se fossem fatias de pizza. Para cada fatia de um nome que indique a área da vida, exemplo: Família, Relacionamento afetivo, Trabalho, Carreira, Saúde, Dinheiro, Amigos, Lazer , Desenvolvimento Pessoal e Espiritualidade.
Após o desenho pronto, pensando na sua relação com as áreas indicadas no exemplo, de notas de 1 a 10 , de acordo com o seu nível de satisfação atual, sendo 1 para muito insatisfeito e 10 para muito satisfeito e registre o resultado em cada fatia.
Para ter uma visão mais clara das diferentes áreas, pinte cada fatia de uma cor e observe o resultado que indica a sua roda da vida atual. Avalie as áreas de maior pontuação que mostram estar sendo mais valorizadas e identifique as áreas que estão com notas baixas e que naturalmente estão fazendo a roda ficar em desequilíbrio.
Agora pense, o que eu posso fazer para melhorar as áreas de maior insatisfação e escolha uma, que se for trabalhada, poderá aumentar sua energia e motivação, ajudar na melhoria de vida e no alcance de suas metas futuras.
Escolha uma ação simples, que possa ser feita de imediato, para iniciar o processo de melhoria de satisfação e mãos à obra.
Com o tempo, você irá descobrir o valor e os benefícios de se ter a roda da vida equilibrada e com isso, criar o hábito de fazer sua roda girar forte e positivamente.
Lembre-se, caso tenha dificuldades em realizar o processo você poderá buscar auxilio profissional, para trabalhar seu autoconhecimento, aprender a ressignificar eventos negativos passados, alcançar mais prazer nas atividades diárias e melhorar sua qualidade de atuação tanto na área pessoal e profissional.
Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo Inap e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica.