TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

USANDO A MÚSICA COMO RECURSO PARA APRENDIZAGEM E MEMORIZAÇÃO

Em 27/02/2020 às 22:18:38

A necessidade de evoluir para atender as demandas e mudanças do mercado trabalho, nos impulsiona a buscar novos recursos para estimular nossa capacidade de aprendizagem, adaptação, flexibilidade e criatividade. É preciso estar presente, focado e aberto às novidades para ampliar a percepção e descobrir novas maneiras de atuar e promover aprendizagens rápidas e acompanhar as inovações que a tecnologia propicia.

Dentre os vários recursos disponíveis, o uso da música pode nos trazer novas possibilidades para alcançar bem estar físico e mental, bem como promover abertura para aprendizagens, memorizações e na criação de âncoras que facilitam o acesso rápido de informações armazenadas.

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma ferramenta que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, e processos reflexivos voltados para o pensamento. Ouvir música pode ter diversos efeitos no corpo. Dependendo da música há quem afirme se sentir mais feliz ou relaxado, e outros expressarem desconfortos com certos sons ou ritmos.

O córtex auditivo é responsável por entender o ritmo e distinguir volume e tom. Quando o som acessa os ouvidos, outras áreas do cérebro também são ativadas como movimento, memória, atenção, emoção e com isso ativar estados emocionais bons ou ruins e impactar diretamente nos comportamentos.

Uma música pode nos trazer lembranças de um evento, uma pessoa, um local, e com isso disparar emoções e sentimentos vivenciados. Esta associação entre um evento e uma música acontece porque durante a vida nosso cérebro é exposto a diversas melodias, sons, padrões musicais, letras e naturalmente faz associações que criam links e memórias entre eles.

Diversos estudos já mostraram que a música pode ter efeitos positivos no cérebro liberando dopamina, neurotransmissor mais conhecido como hormônio do prazer ou criar efeitos negativos como ansiedade e medo e liberar hormônios que geram alterações e desconfortos físicos. Os estudos da área da Neurociência a cada dia avançam no entendimento do impacto da música e seus benefícios no tratamento de algumas doenças.

Ouvir música pode servir como entretenimento, criar estados de relaxamento, energizar o corpo e a mente, trazer diversos benefícios para a saúde, melhorar nossa capacidade de memorização e servir de estímulo para a prática de atividade física.

Então, vale usar estas informações para criar estratégias conscientes, que ajudem no processo de aprendizagem, na criação de associações entre informações e músicas para facilitar a memorização de assuntos para estudos, acessar ou criar estados de bem estar e prazer.

Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica, realizando atendimento online e presencial. Autora do livro Mudanças – Aprendendo a criar novos comportamentos - publicado pela Agbook.

POSIÇÃO 2 - DOE SANGUE 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL - DOE SANGUE - 1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.