TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

É fácil liderar equipes em home office nestes tempos delicados?

* Por Dulce Gabiate, Psicóloga e Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano.

Em 04/06/2020 às 17:13:24

Entrevista com Claudio Moreira, Especialista e Formador de Equipes de Serviços:



CM - Olha, juro que esta pergunta não é fácil de ser respondida e nem tenho a intenção de bater martelo sobre o tema, até porque muito já foi escrito e muitas conclusões já foram levantadas.

Não creio em conclusões definitivas nem em “novo normal”. Acho difícil sabermos o que virá, mas acho interessante trazer alguns dados para nortear o caminho.

Um recente estudo da consultoria Kelton Global para o site Slack apontou que 55% dos empresários descrevem sua organização como "muito transparente", mas apenas 18% de seus funcionários concordam. Isso é grave. Em época de pandemia, com boa parte do seu time trabalhando em casa (em quarentena, não em home office, ok?) a transparência virou palavra de ordem. Cada membro do seu time vive uma realidade diferente, cada um teve que adaptar seu lar ao ambiente do escritório, com crianças, com animais de estimação, com vizinhos barulhentos ou obras no apartamento do lado.

Produtividade é importante? Claro. Bater metas é fundamental? Sempre.

Então o diálogo franco e transparente precisa dar o tom do relacionamento com a equipe. Seu colaborador tem filhos em casa? Estão em idade escolar? São bebês ainda? A casa possui um totó barulhento? Tudo isso são dados de uma conversa que todos precisam ter para alinhar rotinas e horários, para combinar reuniões e reports de uma forma que fique adequado para todos.

Vale exigir que o filho pequeno não passe correndo na frente da câmera? Pense nas ocasiões onde âncoras de telejornais internacionais tiveram seus comentários ao vivo invadidos pelos rebentos e a resposta surgirá. Esta é a hora do diálogo franco, transparente e com pitadas de vulnerabilidade.

Vale investir na ergonomia do time? Vale muito!

Casa não é escritório para todos. Muitos profissionais tiveram que rapidamente transformar mesas de suas salas, cantos de seus quartos, espacinhos na varanda em baias altamente produtivas. São muitas cadeiras duras, iluminação inadequada e ergonomia zero (nem vou falar de conexões domésticas de internet). Falta ânimo e sobra dores nas costas.

Manter a equipe motivada não é fácil, o diálogo interno de cada membro da equipe pode estar frenético e não muito afável. Levantar da cama, estabelecer uma rotina, ser produtivo. Para alguns é difícil. O pensamento “pra que isso tudo, nem sabemos o que será o amanhã?” pode rondar a turma.

Nossos níveis de audição ativa e de EMPATIA devem estar elevadíssimos e os conhecimentos de feedback bastante afiados. A autonomia, como parte do tripé da Motivação 3.0 deve dar o tom da relação. Não acho que cobranças como controle de ponto ou obrigações de ficar com o Zoom ligado o tempo todo afim de verificar de se todos estão em suas mesas trabalhando sejam adequados neste momento. Cada um tem sua realidade, cada um tem sua responsabilidade e no fim o que devemos entregar são resultados.

Encerro este artigo com as urgentes palavras do autor mexicano Don Miguel Ruiz:

“Seja impecável com a sua palavra. As palavras têm imenso poder e não devem ser usadas de modo leviano. Diga apenas aquilo em que acredita e use corretamente sua energia. Não tire conclusões.

Atenha-se apenas à realidade imediata e concreta. Seja sempre claro e transparente; ignore o que há de nebuloso ou mal explicado. Seja cético, mas aprenda a ouvir.

Confie em si mesmo e em ninguém mais. Aproveite-se da dúvida para questionar tudo o que ouvir.”

Liderar sempre foi e sempre será um desafio. Neste momento é preciso deixar algumas verdades antigas de lado e abrir-se ao novo, preferencialmente com seu time tateando junto. A descoberta do caminho será menos atribulada.

Claudio Moreira - Especialista e Formador de Equipes de Serviços

Dulce Gabiate é Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching. Psicóloga clínica, realiza atendimentos online. Contato no e-mail: [email protected]

POSIÇÃO 2 - DOE SANGUE 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL - DOE SANGUE - 1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.