Já avançamos no calendário do ano de 2020, estamos em pleno setembro, mas ainda continuamos vivendo as incertezas, quanto ao fim da pandemia e como a economia irá desenhar o futuro dos mercados, empregos e da nossa vida.
Frente a tantas incertezas e do medo gerado pela crise, é natural que se necessite de um apoio e uma força extra para ajudar a manter o equilíbrio mental e garantir uma atuação adequada nos diversos contextos.
Vale ressaltar que no contexto profissional uma das habilidades mais valorizadas no cenário atual e contextos futuros é a capacidade de manter o equilíbrio emocional e usar de forma adequada a inteligência Emocional.
Sendo assim, saber usar de alguns recursos linguísticos e pressuposições pode nos ajudar a criar boas estratégias para manter a mente numa boa frequência positiva.
Pensando nisso, lembrei de uma pressuposição valiosa que se compreendida e aplicada, pode fazer a diferença, no controle das emoções e na forma de lidar com os eventos do dia a dia.
“Mente e Corpo são sistêmicos e se influenciam”. O que isso significa e qual o seu impacto?
Aquilo que nutrimos em nossa Mente, desencadeia pensamentos que influenciam diretamente o nosso corpo, bem como aquilo que fazemos com o nosso corpo impacta diretamente na nossa mente.
Essa pressuposição nos ajuda a entender por que uma simples preocupação, pode gerar uma dor de cabeça, nos tirar a energia, nossa motivação e nos levar para processos de desequilíbrio físico e emocional.
O importante aqui é saber que, quando estamos em um estado de preocupação, medo ou receio, criamos pensamentos e imagens mentais contínuas de expectativas negativas, que influenciam nossas emoções e comportamentos e, quando são mantidos por um período prolongado, sendo reais ou imaginários desencadeiam reações, que acionam a produção de hormônios como cortisol que afetam nossa fisiologia, trazem efeitos negativos para o corpo, alterando o batimento cardíaco, o ritmo da respiração, pulsação, e acabam gerando processos de estresse e ansiedade.
Seguem algumas dicas importantes:
* Se o cenário é incerto, vale ampliar a percepção e visão sobre o mercado e focalizar sua prioridade no aprimoramento de suas habilidades comportamentais e técnicas.
* Praticar atividades como relaxamento, meditação e Mindfulness, irão ajudar a mente a manter o foco e encontrar estabilidade emocional.
* Se você ainda não acredita no poder dos pensamentos sobre sua fisiologia e comportamentos, faça pesquisas sobre o tema.
* Cuide da sua linguagem, tanto no seu diálogo interno, quanto na sua comunicação com outras pessoas. Palavras negativas quando utilizadas com constância minam sua energia, contaminam sua autoestima, bem como geram impacto negativos nas pessoas.
* Evite as reclamações, elas roubam sua motivação e encurtam sua visão para enxergar possibilidades.
* Saber administrar nossos pensamentos, as imagens mentais que criamos sobre eventos e pessoas é a chave para garantir um bom estado de espírito, saúde e bem estar. Lembre-se, nenhum evento tem um poder tão devastador na nossa saúde quanto os nossos pensamentos.
Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching. Autora do livro Mudanças – Aprendendo a criar novos comportamentos - publicado pela Agbook.
Psicóloga Clínica - realiza atendimento online – contato email:[email protected]