2021 já está em curso e ainda temos dúvidas, quanto aos futuros cenários com relação a segurança e o controle da pandemia, retorno pleno de algumas atividades comerciais/industriais e da garantia do sentimento de poder seguir a vida com liberdade.
Especificamente no Estado do Rio de Janeiro ainda amargamos um número muito alto de desempregados formais, um percentual alto de desalentados, mercado informal instável e um número elevado de contaminação pelo vírus C19, o que inibe a criação de novos postos de trabalho que atendam às necessidades dos trabalhadores, bem como o fluxo natural da vida social e profissional.
Frente aos diversos obstáculos, muitas pessoas estão vivenciando desconfortos emocionais, limitações financeiras e consequentemente perda da energia necessária para enxergar e criar oportunidades.
Para lidar e vencer estes obstáculos, precisamos saber fazer bom uso de nossos recursos internos como: Aprender a lidar com as emoções, para atuar de forma equilibrada com os eventos externos e desconfortos pessoais e de outros do seu grupo ou equipe; Capacidade de Adaptação para lidar com os novos cenários e adequar aprendizagens aos novos contextos; Habilidade Relacional para atuar de forma positiva em grupos e equipes, criar estratégias para trocas e compartilhamentos; Flexibilidade para lidar com mudanças rápidas, imprevistos para agir de forma assertiva na busca de soluções e alcance de resultados; Ampliar sua visão e usar da criatividade para enxergar e criar oportunidades e manter uma boa dose de otimismo para persistir e seguir em frente.
Segundo levantamento realizado pelo Linkedin que aponta as áreas que devem movimentar o mercado em 2021, em alguns estados incluindo Rio de Janeiro temos:
1.Saúde (médicos especializados e cargos de enfermagem).
2.Cargos da área de Tecnologia
3.Farmacêuticos e Pesquisadores.
4.Vendas e Desenvolvimento de Negócios;
5. Especialistas E-commerce.
6. Autônomos de conteúdo digital;
7. Especialistas em Marketing Digital.
8. Finanças;
9.Telemarketing.
10. Cargos de apoio a saúde (Balconistas de farmácia, encarregado médico);
11. Serviços Criativos (Ilustradores, Escritores, Autônomos).
12. Análise de Dados;
13. Cargos de Sucesso de Clientes (antigos cargos de Caixa, Recepcionista entre outros).
14. Profissionais do Setor de Varejo.
15. Especialistas em saúde Mental.
Mediante os dados citados no levantamento do Linkedin, vale pesquisar na internet os sites de mercado, seguir especialistas da sua área de interesse, plataformas de curso e outros.
Para estar ligado as oportunidades, será importante ampliar e fortalecer seu Network, ficar atento as oportunidades que podem estar próximas de sua Comunidade, Bairro ou Cidade, divulgações de vagas nas Rádios, TVs, plataformas de relacionamentos, filiar-se a consultorias e empresas de empregos, descobrir grupos e listas de vagas e empregos no Facebook e ter o seu currículo inscrito em plataformas de peso.
É hora de abandonar velhos hábitos, sair da zona de conforto, aproveitar todas as oportunidades de aprendizagem e reciclagem ofertadas na internet, acreditar que tudo é possível e que crenças positivas ampliam a visão e facilitam enxergar novos horizontes.
Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching. Autora do livro Mudanças – Aprendendo a criar novos comportamentos - publicado pela Agbook. Psicóloga clínica, realiza atendimento online, contato:[email protected]