É muito comum ouvir falar sobre a existência de várias dimensões “mundos paralelos” ou outras realidades” nas áreas que envolvem a Física clássica, Tecnologia, Física quântica, viagens no tempo e Ufologia entre outras. Temas que sempre nos levaram a questionar e duvidar da sua existência, mas que nos últimos anos tornou-se difícil não identificar e perceber que hora ou outra navegam em nossa mente.
São realidades diferentes que permeiam o nosso dia a dia e nos invade. Para cada contexto diversas dimensões como do luxo ao lixo, da gastronomia a fome, do conhecimento à desinformação, das oportunidades super vantajosas à exploração humana, do ambiente participativo à administração autoritária e excludente, atitudes laissez faire a cobranças extremas, espaços comuns cercados de cenas de amorosidade ao descontrole emocional, ira e violência, tudo isso acontecendo em um mesmo espaço geográfico, em qualquer horário, sendo assistido e vivenciado por diferentes pessoas. Além disso, um cenário mundial instável que abala de forma direta e indireta nossas ações e planos de futuro. Um paradoxo, que nos impulsiona a pensar sobre a questão, como se manter lúcido, seguro e garantir a saúde mental num mundo de várias realidades em uma mesma dimensão?
Para a OMS - Organização Mundial de Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. Vale ressaltar que após o período pandêmico houve um crescimento significativo de problemas que afetam diretamente a saúde mental em todos os segmentos profissionais.
A saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Sendo assim, uma avaliação pessoal de como você reage e lida com as adversidades da vida e o impacto percebido na sua atuação pessoal e profissional é o que irá indicar com está a sua saúde mental.
Seguem algumas orientações valiosas, que podem ajudar na manutenção da sua saúde mental.
-Trabalhe o seu autoconhecimento, quanto mais você se conhece e tem clareza do que o motiva, que valores e crenças apoiam suas ações e nutrem os objetivos, mais fácil será manter o foco e criar estratégias para lidar com os obstáculos, evitar doenças e alcançar equilíbrio.
-Lembre-se que, desde muito tempo, conflitos, divergências, insegurança e diferenças sociais existem, porém vem crescendo e tomando proporções maiores e negativas em função das crises, diferenças pessoais e tornam-se mais evidentes e impactantes agora, situações que roubam nossa paz e podem paralisar nossas ações. Neste caso, contribua com o que for possível no momento, reveja conceitos e crenças, mas mantenha seus olhos nas ações que poderão trazer melhorias para você e seus próximos. Estando bem, você poderá pensar em como cooperar de forma mais ampla e efetiva.
- Mantenha sua roda da vida ativa, ou seja, dedique sua atenção às diversas áreas da sua vida (você, trabalho, família, amigos, afeto, social e espiritualidade) para garantir que, se uma área não estiver indo bem, outras servirão como apoio e alimentarão sua motivação.
- Compartilhe suas preocupações e medos com um amigo. Ter com quem conversar, trocar ideias e ouvir alternativas para nossos conflitos é uma boa alavanca para evitar doenças.
- A vida é uma eterna mudança, e nos lembra que precisamos aprender, trocar, experimentar e se adaptar. Flexibilidade é a chave para vencer barreiras e enxergar novas oportunidades.
- Cooperação é um dos fatores primordiais para promover mudanças em si e na comunidade. Aprenda a cooperar de forma positiva.
- Procure ajuda profissional ao sentir que, sozinho, você não está conseguindo lidar com todos os eventos das diferentes dimensões.