Após muito trabalho, conseguimos estabelecer, no calendário mundial, duas datas importantes e celebradas todo fim de ano: os famosos “Outubro Rosa” e "Novembro Azul", campanhas que conscientizam a população sobre a importância dos exames preventivos para câncer de mama e câncer de próstata, respectivamente.
A morte recente do Rei Pelé chamou a atenção do público para uma triste, porém real, estatística: o câncer colorretal é o terceiro que mais mata no Brasil. É, também, o segundo mais incidente tanto em homens quanto em mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA): apenas em 2023, a entidade prevê 44 mil novos casos, sendo 70% concentrados nas regiões Sudeste e Sul do país (mais de 31 mil).
A perda do maior atleta da história mundial não foi totalmente ao acaso, pois poderia ter sido evitada com dois comportamentos: estilo de vida saudável e realização de exame de rastreamento. Sabe-se que são fatores de risco para a maioria dos casos de câncer de intestino: dieta rica em gordura e alimentos processados, tabagismo e sedentarismo. Além disso, a realização de exames preventivos poderia ter evitado tal desfecho.
Exames de rastreamento servem para diagnosticar precocemente o câncer, pois são realizados de forma sistemática, ou seja, antes de surgirem os primeiros sintomas, elevando a chance de cura. Exemplo disso é a mamografia, já incorporada até mesmo nas práticas de saúde pública.
Para o câncer colorretal, a colonoscopia é o exame de rastreamento preferível pela mesma razão. E mais importante: é capaz de detectar e remover pólipos e nódulos que podem se transformar em câncer. Também é o procedimento com maior magnitude de benefício para redução de morte por câncer e é fortemente recomendado pela força-tarefa de saúde preventiva dos Estados Unidos (USP Task Force).
Ainda assim, não prevenimos como deveríamos. Todos devem realizá-lo a partir dos 45 anos. Para quem tem casos de câncer de intestino na família, inclusive, recomenda-se até antes.
É necessário e urgente lutar contra essa triste estatística e ampliar as cores do nosso calendário. Por isso, precisamos, também, vestir a camisa Azul-Marinho.