TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Qual é a realidade das pessoas pretas quando se trata de ocuparem altos cargos nas grandes empresas?

Adriano Jeremias, Mentor e Palestrante

Em 24/03/2023 às 20:11:21

A evolução das tecnologias e a crescente demanda por profissionais da área de TI têm ocasionado mudanças significativas nas empresas brasileiras, com o objetivo de se adaptar ao novo cenário. No entanto, a diversidade não tem sido priorizada nesse contexto e acaba sendo apenas um discurso bonito, que não tem funcionado no dia a dia das companhias.

A McKinsey & Co. trouxe em um relatório uma estimativa que no ritmo atual levará cerca de 95 anos para os funcionários negros atingirem a “paridade de talentos” no setor privado. Dados do Kapor Center entre 2014 e 2021 mostraram que a indústria de tecnologia aumentou a representação negra em apenas 1%, e que os negros ainda recebem 4% menos do que seus pares e muitas vezes são contratados para funções de nível inferior ao que estão qualificados.

O talento negro da tecnologia só representa 4,4% das funções do conselho, 3,7% das funções técnicas e 4% da liderança executiva. Esta é uma estatística que necessita de um trabalho forte sendo feito no topo para mudar e assim passar a possibilitar que mais trabalhadores negros tenham acesso à igualdade de oportunidades no setor privado.

Embora muitas empresas tenham adotado discursos comprometidos com a igualdade e a equidade de gênero, a realidade mostra que esses princípios não são praticados eficazmente e ainda são muito tímidos. Dados do IBGE informam que a renda média mensal dos trabalhadores brancos é de R$ 3.065,00, já a dos trabalhadores negros é de R$ 1.721,00.

Por mais que a contratação de pessoas negras para cargos de liderança possa ser um desafio, é necessário que as empresas brasileiras de TI passem a prezar pela diversidade e inclusão no mercado de trabalho.

Não somente isso, é preciso que essas empresas iniciem programas de capacitação, desenvolvimento e formação de pessoas negras, para que elas possam ocupar cargos de liderança com mais facilidade e frequência. Dessa forma, elas poderão contribuir com suas experiências, habilidades e conhecimentos para o crescimento das empresas de TI, para a melhoria da economia brasileira e na vida de mais pessoas pretas em geral.

Será que as pessoas pretas não são competentes ou preparadas suficiente para estar na liderança e/ou nos melhores cargos?


POSIÇÃO 2 - DOE SANGUE 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL - DOE SANGUE - 1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.