Escrevo antes da 13ª decisão entre Flamengo e Fluminense no Campeonato Carioca de 2023. Penso que, neste domingo (09), às 18h (horário de Brasília), a Justiça (se é que ela existe no futebol) prevalecerá no resultado.
Flamengo e Fluminense são os melhores times do Rio de Janeiro. Há um equilíbrio entre eles. O time de Vítor Pereira é mais qualificado, mas os 11 de Fernando Diniz vivem melhor momento. Quando se encontram, tudo pode acontecer. Isso vem se repetindo há quatro anos, quando o Fla ganhou em 2020 e 2021. Ano passado, o Flu evitou o tricampeonato rubro-negro e é, com sobras e merecidamente, o atual campeão Estadual.
Escrevo sem saber se o Mais Querido vai conquistar o 38° título e levá-lo para a Gávea. Ou se o Tricolor das Laranjeiras vai reverter a desvantagem e erguer o 33° troféu da história.
Independentemente das provocações entre torcedores que são, no meu entendimento, necessárias para o futebol. O mundo está chato demais. Imagina se não tiver provocações entre rubro-negros, tricolores, alvinegros e vascaínos?
O encarnar e o tirar sarro, faz parte quando se descortina o espetáculo que é o futebol. O que não condiz são os exageros e o momento em que alguns torcedores passam do limite.
Mas o pior é a mentira deslavada que alguns deles contam. Especialmente tricolores - não todos, mas alguns em especial - são experts em propagar inverdades. O próprio ditado resume o que Joseph Goebbels, ministro da propaganda na Alemanha nazista, permitiu na reflexão acerca do papel das fakes news na sociedade: "Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade".
Por muito tempo ouvi de torcedores tricolores e engoli a seco que "o Flamengo 'tremia' para o Fluminense". Que "o time de Zico e companhia era freguês!". Ou então que "Assis era carrasco do Flamengo".
O tempo passou, me despi da pessoa comum e ao tornar-me jornalista o clarão de luz veio sobre os fatos.
NÃO HÁ, NUNCA HOUVE E JAMAIS HAVERÁ no Fla-Flu freguesia de qualquer que seja o lado. Vejam bem: refiro-me às finais e não confrontos entre eles.
Em finais, decisão de um contra o outro, estão empatados em 6 a 6. O título de 1919, não entra, pois o futebol não havia entrado na 'Era do Profissionalismo'. Muito menos o triangular de 1983, como alguns colegas insistem em colocar na conta do Fluminense.
O triangular entre Flamengo, Fluminense e Bangu, o time das Laranjeiras sagrou-se campeão e uns pseudônimos 'donos da verdade' propagaram que esse título foi em cima do Flamengo.
Tanto não foi que o Fluminense se garantiu no triangular final do Estadual, ao lado do Flamengo, que era o campeão da Taça Rio, e do Bangu, que somou o maior número de pontos no torneio.
Com isso, na primeira partida, empatando com o Bangu por 1 a 1, o Fluminense levou a suposta decisão para o jogo contra o Flamengo, que mesmo sem Zico, era favorito ao título do Carioca de 1983. Na partida, nos minutos finais, Duílio cobrou falta rápida para Deley, que fez lançamento para Assis - que virou na opinião dos tricolores o carrasco dos rubro-negros - marcar o gol.
Com esse resultado, o Flamengo foi eliminado. Não perdeu o título. O que restava ao Fluminense era torcer para a vitória do Rubro-Negro contra o Bangu, no dia 14 de dezembro de 1983. E isso aconteceu. O Flamengo venceu o time de Moça Bonita por 2 a 0 e, na tribuna do estádio, o Flu recebeu a taça de campeão.
Para os desavisados e para os propagadores de 'fake news', aqui está os jogos que são computados como disputa entre Flamengo e Fluminense.
No histórico geral do Fla-Flu, o Flamengo leva vantagem sobre o Fluminense: 161 vitórias do Fla, 141 empates e 140 vitórias do Flu, já contabilizando a partida de ida da decisão do estadual de 2023, vencida pelo Rubro-Negro por 2 a 0.
Quando o assunto é final do Carioca, porém, os números são mais equilibrados.
Títulos do Flamengo sobre o Fluminense:
1963: Flamengo 0 x 0 Fluminense
1972: Flamengo 2 x 1 Fluminense
1991: Flamengo 5 x 3 Fluminense (1 x 1 e 4 x 2)
2017: Flamengo 3 x 1 Fluminense (1 x 0 e 2 x 1)
2020: Flamengo 3 x 1 Fluminense (2 x 1 e 1 x 0)
2021: Flamengo 4 x 1 Fluminense (1 x 1 e 3 x 1)
Títulos do Fluminense sobre o Flamengo:
1936: Fluminense 7 x 4 Flamengo (2 x 2, 4 x 1 e 1 x 1)
1941: Fluminense 2 x 2 Flamengo
1973: Fluminense 4 x 2 Flamengo
1984: Fluminense 1 x 0 Flamengo
1995: Fluminense 3 x 2 Flamengo
2022: Fluminense 3 x 1 Flamengo (2 x 0 e 1 x 1)
Dito isto, bom jogo. Que vença o melhor!