Os criadores de conteúdo digital estão presentes — e crescendo — há alguns anos na internet, especialmente por causa do desenvolvimento de plataformas muito populares nos smartphones. Porém, enquanto em um passado recente um criador precisava adquirir uma extensa base de seguidores para apenas depois pensar em gerar renda por meio de conteúdos patrocinados (os famosos publiposts), hoje em dia um novo mercado está em franco crescimento, chamado de Creator Economy. Esse conceito reflete uma nova era do marketing, em que criadores de conteúdo se tornaram parceiros estratégicos para diversas marcas.
Em outras palavras, a Creator Economy pode ser definida como um conjunto de atividades que inclui um grande número de plataformas digitais, as quais permitem que os creators — produtores de conteúdo e responsáveis por influenciar outras pessoas — não precisem mais colecionar centenas de milhares de seguidores para começar a ganhar dinheiro com sua produção. Afinal, diversas plataformas agora têm programas de parceria com inúmeros tipos de criadores, sejam eles pequenos, médios ou até mesmo grandes.
A Creator Economy já é um segmento tão representativo que, de acordo com a empresa Goldman Sachs, o setor pode praticamente dobrar de tamanho nos próximos cinco anos e atingir US$ 480 bilhões até 2027, perante os US$ 250 bilhões atuais. Ou seja, a Creator Economy está desenvolvendo uma nova seara a ser explorada por empresas, que buscam cada vez mais otimizar a produção e também a monetização de conteúdos diversos. Do outro lado estão os criadores, que já conseguem realizar um planejamento adequado em cada uma dessas plataformas e gerar uma renda até pouco tempo atrás inimaginável.
O desenvolvimento da Creator Economy permite que mais criadores de conteúdo monetizem as próprias produções e a audiência, bem como conseguem criar novos negócios, caso das DNVB's (marcas nascidas diretamente no meio digital), comunidades e até pagamentos por meio de links de afiliados. Ou seja, essas pessoas não precisam mais estar atreladas às grandes plataformas conhecidas do mercado, já que outros serviços — muitos deles nichados — viabilizam uma boa divulgação dos conteúdos e a fidelização do público. A distinção que a Creator Economy traz em relação ao tradicional marketing de influência (ações focadas em indivíduos) é um mundo de possibilidades que se abre para cada vez mais pessoas. Criar e conseguir gerar renda de outras maneiras, portanto, está no cerne da Creator Economy. O tempo atual permite que os criadores consigam viver de forma intensa suas paixões gerando uma boa renda, ao passo que as empresas conseguem ter cada vez mais alternativas diante do crescimento desenfreado do preço das mídias on-line. O cenário é positivo para todo mundo.