As pessoas estão achando que o coronavírus, que atingiu em cheio a China, tem a ver com a cerveja Corona. Parece surreal, mas não é.
A cerveja de origem mexicana mostrou um aumento nas pesquisas do Google na semana passada, juntamente com os termos "corona beer virus", "beer coronavirus" e "beer virus".
Nos Estados Unidos, o Google Trends calculou que 57% das pessoas que pesquisaram um desses termos pesquisaram "vírus da cerveja" e os 43% restantes pesquisaram "vírus da cerveja corona". Se levarmos em consideração os últimos 12 meses as buscas pelos termos "corona beer vírus" subiram 2.300% em todo o mundo. No caso das palavras "beer coronavirus", o aumento foi considerável: 3.233%
Bem, Corona é uma palavra latina que significa “coroa” e que, portanto, pode ser atrelada a qualquer coisa. De vírus à cerveja. A própria rede, no entanto, já disse que a epidemia da doença não afetou as vendas (hiperlinkar com esta URL https://exame.abril.com.br/negocios/corona-diz-que-nao-ha-impacto-nas-vendas-pela-confusao-com-coronavirus/) . Mas ainda assim, surpreendentes 38% dos consumidores de cerveja nos EUA insistiram em não comprar, sob nenhuma circunstância, Corona, pois o vírus mortal se espalha pelo mundo, segundo a pesquisa realizada pela 5W Public Relations (hiperlinkar com a URL https://www.prnewswire.com/news-releases/5wpr-survey-reveals-38-of-beer-drinking-americans-wouldnt-buy-corona-now-301012225.html)
Obviamente a cerveja não tem relação nenhuma com o coronavírus que começou na China. Não chega a ser uma situação para gerenciamento de crise, mas até o momento, ainda não vimos nenhuma campanha ou esclarecimento mais contundente da marca.