Depois da pesquisa da Folha declarando que a maioria da população tem a percepção de que o presidente é corrupto, incompetente e escatológico, fiz minha própria pesquisa para identificar qual o pior presidente do Brasil. O Brasil não é realmente para fracos. Foram 13 presidentes que não concluíram mandato, 31 presidentes que não foram eleitos democraticamente e passamos por 31 revoltas e guerrilhas. Não é tarefa fácil, pois tivemos governos muito ruins até a redemocratização nos anos 80, com governos neoliberais chacoalharam a confiança do país. Fiz uma lista dos cinco piores dentre os piores, vamos a ela:
5º FLORIANO PEIXOTO
Depois que Deodoro da Fonseca, o marechal do golpe contra o império que era monarquista, Floriano Peixoto deu continuidade d o regime com muita violência. Deu o primeiro golpe da recém-instalada República, rasgando a Constituição recém promulgada.Com a alcunha de marechal de ferro, passou seu mandato reprimindo revoltas. As prisões estavam cheias de Senadores, deputados, generais, almirantes, todos que se opunham ao ditador no poder. Governo enfrentou uma inflação com uma queda recorde do PIB de 7,5% por ano. Em 21 de maio de 1893, Rui Barbosa escreve uma série de artigos no Jornal do Brasil, combatendo a Floriano Peixoto. "Pugnar pelo oprimido, quando o estimamos, é trivial e fácil, expormo-nos pela sua liberdade, sem a prezarmos, unicamente por horror à opressão, é extraordinário."
4º ARTHUR BERNARDES
Se Floriano Peixoto desafiou militares, Bernardes ordenou que o Exército bombardeasse São Paulo. Passou seu mandato trancafiado no Palácio do Catete se sentindo inseguro. Manteve o Brasil em estado de sítio permanente. É um dos 12 presidentes da história que conseguiu terminar o mandato. Prestes era inconformado com a Corrupção existente no exército e planejava derrubar Arthur Bernardes e acabar com a mamata na época.
3º MÉDICI
De todos os generais que ficaram durante a ditadura militar no Brasil, Médici implantou oficialmente a tortura no país implantando o AI-5. Teve a seu favor a vitória da Copa do Mundo de 70 usada como campanha de um “Brasil melhor”, mas o milagre econômico vivido neste período, que se deve a fatores externos, pagou seu preço nos governos posteriores, levando a precarização do país. João Saldanha, técnico derrubado por Médici por não escalar Dadá Maravilha, diria: “Considero Médici o maior assassino da história do Brasil.”
2º FERNANDO COLLOR
Primeiro neoliberal do Brasil promoveu a maior recessão da redemocratização. Bloqueou a poupança, quebrou setores da indústria. Se autopromovia, mas os preços dos alimentos cresciam a cada semana, corrupção generalizada, governo associado a graves denúncias de ilícitos e desvios, terminando em impeachment com 68% de rejeição da população, largando na mão de seu vice, uma gigantesca hiperinflação. Foi considerado o pior presidente da história.
1º BOLSONARO
Capitão do Exército expulso da corporação por organização de ato terrorista; deputado de sete mandatos que conseguiu aprovar dois projetos em 28 anos, adorador das torturas e da ditadura militar, se mostrou ligado às milícias no Rio de Janeiro, de prática de “rachadinha”, contratação de parentes e escatológico, misógino e preconceituoso, ganhou as eleições em um período inédito de manipulação pela internet e surfando no golpe da presidente Dilma. No período de seu governo, até agora, conseguiu retirar os direitos sociais em todas as áreas, recessão econômica, destruição da natureza, considerado o maior governante fascista em atividade pelo mundo, em meio a uma pandemia, se torna negacionista mesmo com uma CPI instalada, tentou comprar vacinas de um estelionatário e pastores; e ainda pediu 2 Bilhões de Reais em propina. Com os maiores pedidos de impeachment da história, totalizando mais de 136, um “superpedido” e análise de dois pedidos em Haia.