Falar do Sintonia Dominó sempre será imensamente prazeroso. Eles entendem uma das funções do teatro: educar! A companhia é destemida e não perde tempo, sempre atuando, acreditando e criando trabalhos que auxiliam muito a formação das crianças, um verdadeiro serviço à sociedade. E, por isso, as portas do Portal Eu, Rio! estarão abertas!
As vezes em que os assisti foi fazendo teatro na rua, com aporte ou não, na garra mesmo. Isso me faz ser admiradora do trabalho dessa galera! Sabe o que é interessante? Esses fazedores de teatro têm admiradores fieis e nada é mais bonito que ver uma quantidade significante de crianças sentadas no chão da Praça Xavier de Brito, na Tijuca, mais conhecida como "Praças dos Cavalinhos", assistindo ao novo trabalho dessa galera, “Mamãe que Fruta é Essa?” Gratuito, democratizando o acesso à cultura para todos!
O espetáculo conta com músicas autorais também, em vários ritmos, e as crianças adoram! Existe um ritmo muito peculiar dessa cia. Eles e a música são como Romeu e Julieta, se combinam, se somam, e é lindo de se ver. "Mamãe que Fruta é Essa?" é um serviço a todos, principalmente para os pequenos, que estão começando a ter introduções de educação alimentar!
A nutricionista Tamires, após assistir ao espetáculo, disse:
“Eu acho sensacional porque sou nutricionista e acho exemplar a gente fazer essa atividade de educação nutricional de uma forma lúdica e interativa, porque hoje temos observado o pouco contato das crianças com essa questão natural. A gente tá muito numa pegada do industrializado! Não foi só trazer as frutas, mas também também o jogo de palavras durante as músicas. E é ótimo falar desde as frutas que eles estão mais acostumados, como a banana, mas também outras, como a acerola, que nem sempre a gente vê. Isso acaba dando uma diversidade muito legal para esse período da infância”.
Eles transmitem o recado com alegria, amor e amizade. Mais que isso: com criatividade, pois não há aporte financeiro. Aí me questiono: como conseguem atuar com tanta beleza diante de tão pouco recurso? Mas é aquilo, Molière abençoa!
Sempre que vou a um espetáculo infantil observo o comportamento do público-alvo. Nesse caso, as crianças. Percebi o quanto eles se conectam a esses artistas. Se a produtora não organiza o espaço, elas vão para palco, porque o universo, o lúdico, essa linguagem é predominante no espetáculo, e fala com eles.
As cantigas são excelentes, cobra que sobe em pé de limão sem mãos e macaco que imita mico cheio de comicidade. Provoca análises, atua no universo imaginativo das crianças. Frutas são entregues para os pequenos, o universo alimentar se apresenta e entra na brincadeira. São figurinos coloridos e cenário simples, mas que compõem a cena deliciosamente. É perceptível como as crianças se movimentam durante as músicas e a importância disso é imensa.
“A dança, na Educação Infantil, tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança pelas possibilidades de proporcionar uma diversidade de vivências, por meio de atividades nas quais elas possam descobrir várias formas de se movimentar, construindo conceitos e ideias sobre o movimento dos seus corpos e suas ações.”
Parece uma pequena trajetória de autoconhecimento. Penso que todas as crianças deveriam ter essa experiência. É assim que essa companhia continua na estrada, mesmo diante de um caminho tão difícil. Quando olhamos as manifestações infantis, tudo se transforma em amor e resistência. As lágrimas da produtora rolam, mas a chama dos sorrisos a levam a continuar nessa jornada, que - cá entre nós - além de digna, é mágica!
Sinopse
É um show autoral que mistura teatro e música para fazer o público se divertir e interagir com cada momento do espetáculo. O grupo traz canções populares e também suas inéditas autorais para que as crianças entendam um pouco mais sobre a importância de uma alimentação saudável e o consumo de frutas. E através das músicas, objetos e personagens que ajudam a contar as narrativas que entrelaçam o roteiro musical, se alimentar bem se torna, na verdade, uma grande brincadeira.
Ficha Técnica
AUTORIA: FILIPPE NERI E RAPHAELA TAFURI
DIREÇÃO GERAL: RAPHAELA TAFURI
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: FILIPPE NERI
ARRANJOS: MARCOS FARIAS
PREPARAÇÃO VOCAL: DÉBORA CECILIA
ELENCO: CAROLINA BARBATO, DIOGO LUCCAS, FELIPE RÉ E FILIPPE NERI
Serviço
Data/Período: 03 A 25 DE JUNHO
Dia/Horário: SABADOS E DOMINGOS AS 16H
Preço inteira/meia-entrada: 50,00 / 25,00
Classificação indicativa: LIVRE
TEATRO GLAUCIO GILL
Praça Cardeal Arcoverde, s/n
COPACABANA
Metrô Cardeal Arcoverde