TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Diversão e realidade num só teatro

Olhar Teatral, Por Paty Lopes, Crítica Teatral

Em 18/07/2022 às 08:39:12

Fundada em 2013 na cidade de São João de Meriti, Baixada Fluminense (RJ), a Cia. Cerne se consolida como uma das principais companhias da região. Tendo circulado por nove estados do Brasil e participado de importantes festivais, já recebeu mais de 50 prêmios, incluindo 13 prêmios de melhor espetáculo, 9 prêmios de melhor direção e 14 prêmios de atuação.

Essa mesma Cia está em cartaz com dois espetáculos no CCJF - Centro Cultural Justiça Federal. "Uma História de Rabos Presos" é um espetáculo infanto-juvenil que deixa em evidência o tipo de político que não queremos ter. A montagem é colorida, com uma linguagem direcionada para o público. Músicas e internet também fazem parte do espetáculo, com personagens caricatos. Isso apresenta uma apresentação mais divertida, fazendo com que a atenção da plateia esteja realmente no palco. O espetáculo voa, pois é bastante dinâmico. O estilo musical periférico também está na montagem, que anima a todos. Com coragem, a companhia encara no segundo período o espetáculo "Ainda Aqui". A segunda obra é pesada: conta a história de uma mãe que perde seu filho para o regime ditador que vivemos no passado. Assim como Zuzu Angel, a estilista que perdeu seu filho durante a ditadura. São cenas fortes, reais e parecem com as que estamos vivendo nos dias atuais. As performances dos artistas são viscerais e há entrega no palco.

É o teatro brasileiro que grita aos seus espectadores, com artistas maduros educando a sociedade.

Sinopses

Uma História de Rabos Presos

Com adaptação de Vinicius Baião e músicas de Marcelo Valentim ao ritmo de funk, a montagem traz personagens divertidos em texto ágil que coloca a curiosidade e o questionamento infantil como grandes estimuladores para que o adulto revisite o seu olhar sobre o mundo e as coisas. O espetáculo ainda fomenta a discussão sobre as possibilidades de um fazer teatral direcionado a crianças e adolescentes que toque, de maneira lúdica, em questões sócio-políticas. No elenco estão Gabriela Estolano, Higor Nery, Leandro Fazolla, Leandro Santanna e Madson Vilela.

Ainda Aqui

O texto, escrito e dirigido por Vinicius Baião, narra a história de uma família obrigada a conviver com dores e sacrifícios. A trama se desenvolve a partir do desaparecimento de Maurício, torturado e morto político, e do desenvolvimento do Alzheimer em sua mãe, Maria, que, esquecendo-se repetidamente da morte do filho, confina a si mesma e ao marido num eterno retorno à dor da perda. Ainda que tenha como pano de fundo um contexto político, o espetáculo se passa no ambiente familiar e constrói, aos poucos, uma grande história de amor e afeto.


Serviço

Cia Cerne no Centro Cultural Justiça FederalAv. Rio Branco, 241 – Centro Rio de Janeiro – Ingressos: Inteira: R$30,00 / Meia entrada: R$15,00

AINDA AQUI | 8 a 31 de julho (sextas, sábados e domingos às 19h

Classificação indicativa: 12 anos | Duração: 55 minutos

UMA HISTÓRIA DE RABOS PRESOS | 9 a 31 de julho (sábados e domingos às 16h)

Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 minutosInformações: [email protected]

POSIÇÃO 2 - DOE SANGUE 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL - DOE SANGUE - 1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.