Olá, amigos leitores,
A Previdência Social brasileira completa hoje, 24/01/2025, 102 anos! Será que devemos comemorar? A princípio sim, pois a nossa previdência social é um dos maiores programas de transferência de renda do mundo e ampara mais de 40 milhões de cidadãos brasileiros, dentre benefícios previdenciários e assistenciais (BPC-LOAS, por exemplo). Desse montante, mais de 70% dos benefícios pagos estão na faixa de salário mínimo. Nesse ponto, a crítica está no pouco estímulo para que os autônomos e empresários contribuam com valores mais altos na busca por um benefício melhor.
Neste dia 24 de janeiro, data tão importante para a nossa sociedade, estreamos a nossa coluna Previdência do Povo no Portal Eu, Rio! Neste nosso canal de contato traremos, quinzenalmente, dicas e informações importantes para os trabalhadores, aposentados e pensionistas.
Então, segue a dica: vocês sabiam que os microempreendedores individuais – MEIs - podem solicitar a aposentadoria por idade – aos 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres, com apenas 15 anos de contribuição? E, para compor a contagem dos 15 anos de contribuição, o tempo contribuído como empregado ou autônomo se somam na apuração total do tempo mínimo exigido? Assim, uma pessoa que já tenha a idade mínima e 15 anos de contribuição já pode solicitar a sua tão sonhada aposentadoria pelo aplicativo chamado Meu INSS ou pelo site www.meu.inss.gov.br
Recomendo que, sempre que possível, mantenham as contribuições do MEI em dia, o que possibilitará o acesso ao rol de benefícios do INSS, como: aposentadoria por idade, por invalidez, auxílio por incapacidade (antigo auxílio-doença), salário maternidade, pensão por morte e auxílio reclusão. O custo mensal da contribuição para o MEI é de apenas R$ 80,90 mensais para atividades de serviços ou R$ 76,90 para aqueles que tenham atividades comerciais (de venda).
A Previdência Social é segurança para todos.
Conhecer nossos direitos possibilita planejar o nosso futuro.
Siga:
@portal.eurio
@JorgeMagdaleno_Oficial