Em confronto direto pela luta contra o rebaixamento, o time vascaíno abriu oito pontos para o CSA, primeiro time da "zona da confusão", como costuma chamar seu treinador Vanderlei Luxemburgo.
Já o Botafogo, que estreou Alberto Valentim como técnico, se encontra na 13ª posição com 30 pontos (podendo ser ultrapassado ainda nessa rodada pelo Fluminense com 29, que enfrenta o Athletico-PR), e continua bem próximo do Z4.
O jogo entre os cariocas foi disputado e antes da metade do primeiro tempo, Bruno Gomes aos 7 minutos e Ribamar aos 17, marcaram dois golaços, dando ao Gigante da Colina uma boa vantagem.
O Fogão, por sua vez foi em busca da reação e após Marcinho fazer uma cobrança fechada de escanteio, Marcelo Benevenuto descontou aos 21, numa cabeçada certeira.
No segundo tempo, o equilíbrio deu lugar ao domínio do time da casa, que empurrado pela torcida Cruz-maltina, obrigou Diego Cavalieri a fazer duas excelentes defesas em finalizações de Marrony e Rossi.
O melhor momento do clube da Estrela Solitária foi em um chute colocado de fora da área de Leo Valência, que entrou no lugar de Pimpão machucado.
Faltando pouco para terminar, o placar foi ampliado para 3 a 1 em gol de Gabriel Pec, mas o auxiliar apontou impedimento.
Fim de jogo e o resultado positivo no clássico, projetou o Vasco a pensar alto como fez questão de enfatizar seu treinador:
"Cabeça de quem joga no Vasco é uma cabeça de grandeza. Queremos sair da zona da confusão, não saímos ainda, mas começo a dar uma olhadinha para cima. Tenho de olhar para onde estou mais próximo. Vou olhar para cima, com respeito e trabalho", disse.
Já o treinador Alvinegro, enalteceu a postura da equipe jogando na casa do adversário:
"Eles foram felizes no começo do jogo. Primeiro gol tem erros nossos no início da jogada, como se construiu, mas nós demos muito azar, porque a bola desvia e entra. Segundo gol o Ribamar foi muito feliz. Continuamos, ideia era de não baixar a guarda e procurar empatar. Diminuímos, tivemos chances depois até de empatar? Gostei do empenho, de algumas coisas que tínhamos proposto fazer com pouco tempo de treino. O que me deixa muito feliz foi a entrega deles, mas infelizmente tive que fazer três substituições obrigadas", elogiou.
O Vasco volta a campo pela competição no domingo (20) quando visita o Internacional.
O Botafogo, por sua vez, enfrenta o CSA na segunda-feira (21), no Nilton Santos.
FICHA TÉCNICA
VASCO 2 X 1 BOTAFOGO
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 16 de outubro de 2019
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
Árbitro de Vídeo: Braulio da Silva Machado (SC)
Cartões amarelos: Leandro Castán (VAS)
GOLS: Bruno Gomes (VAS), aos 7 minutos do primeiro tempo e Ribamar (VAS), aos 17 e Marcelo Benevenuto (BOT), aos 21.
VASCO: Fernando Miguel, Yago Pikachu, Leandro Castán, Osvaldo Henríquez e Henrique; Richard, Bruno Gomes (Guarín) e Felipe Ferreira (Marcos Júnior); Rossi, Marrony e Ribamar (Gabriel Pec). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
BOTAFOGO: Diego Cavalieri, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel (Kanu) e Yuri (Lucas Barros); Cícero, Gustavo Bochecha e João Paulo; Rodrigo Pimpão (Leo Valencia), Luiz Fernando e Diego Souza. Técnico: Alberto Valentim