Quando estamos sobrecarregados com muitas atividades, compromissos ou preocupações, nosso corpo tende a dar sinais, por meio de dores musculares, que refletem toda essa tensão.
Uma das regiões que mais sofrem com o excesso de carga física e emocional que lidamos no nosso dia a dia é a dos ombros. As dores nessa área do corpo decorrem de postura inadequada, utilização de bolsas e mochilas pesadas, noites mal dormidas e rigidez decorrente de momentos de estresse.
Se, depois de um dia cheio, você sente uma tonelada em seus ombros, veja de que forma você pode aliviar a tensão e quais medidas deve tomar para prevenir dores e inflamações no local.
Por que sentimos desconforto nos ombros?
Nessa região, existem vários músculos que se contraem de forma excessiva durante nossas atividades diárias. Isso se potencializa ainda mais quando passamos muito tempo na mesma posição ou fazendo movimentos repetitivos.
Quando nosso organismo percebe algum indicativo de ameaça, ele reage e nos faz lembrar que devemos dar uma atenção especial para determinada parte do corpo.
É nesse processo que surge a dor. O cérebro passa a nos enviar sinais e, no caso dos ombros, provoca sensação de pressão em toda a musculatura. Esse desconforto característico se dá porque essa região possui uma série de músculos responsáveis por nos manter em posição vertical.
É justamente para não sobrecarregar a área afetada que nossos músculos são programados para permanecer em uma postura quase estática. Por isso, quando tentamos nos movimentar, logo sentimos que algo está errado.
Um ponto importante a ser mencionado é que nosso cérebro não tem capacidade de distinguir uma ameaça física ou psíquica. Ele costuma ter o mesmo comportamento diante de quadros de estresse.
Assim, mesmo que a gente tenha uma boa postura, faça alongamentos e tenha uma boa noite de sono, determinada situação estressante pode acarretar em dores nos ombros.
Principais causas dores nos ombros
São várias as situações que podem gerar uma pressão excessiva nessa região do nosso corpo. As mais comuns são:
Passar muito tempo em frente ao computador sem movimentar a cabeça;
Ficar com a cabeça baixa mexendo no celular, por exemplo;
Artrite;
Desgaste natural devido ao envelhecimento;
Atividades esportivas que envolvem movimentos de lançamento, como tênis;
Trauma direto ou queda sobre o ombro;
Tendinite;
Estresse acumulado;
Insônia;
Ansiedade e depressão.
O que fazer para prevenir e tratar a dor nos ombros?
O primeiro passo para tratar a dor nos ombros é realizar uma consulta com o médico especialista, neste caso, um ortopedista, para que ele seja capaz de avaliar o quadro e fornecer um diagnóstico preciso.
Dependendo das causas dessa dor, ele poderá prescrever medicações, sessões de fisioterapia, alongamentos ou outros tipos de tratamentos.
No entanto, existem hábitos simples dos quais você pode se apropriar para evitar que esse tipo de desconforto te surpreenda.
Atenção na postura: Ao sentar, tente ficar sempre com as costas eretas. Mantenha a tela do seu computador ao nível dos olhos, para que não seja necessário abaixar a cabeça.
Alongamentos: Faça algumas pausas durante o dia para alongar ombros e pescoço. Movimente-os para relaxar a musculatura. Existem várias técnicas de alongamento que podem ser feitas individualmente.
Consulte um especialista em fisioterapia para que o profissional indique uma série de exercícios que esteja de acordo com suas necessidades.
Os alongamentos não devem trazer incômodo. Por isso, é importante que você conheça seus limites e não tente ultrapassá-los para não causar lesões. Caso sinta que a dor esteja ficando mais forte ou perceba formigamento na região, não continue com os exercícios e procure um médico.
Peso equilibrado: Ao carregar bolsas, sacolas, mochilas ou qualquer outro objeto pesado, distribua a carga dos dois lados do corpo. Isso evita o desnivelamento dos ombros e impede a fadiga muscular.
Sono com qualidade: Dormir de lado faz com que a coluna fique mais alinhada e mantém os discos hidratados. Use um travesseiro cuja altura seja equivalente à distância do ombro até o pescoço.
Hidratação: Beber bastante água previne dor nos ombros porque os discos que ficam entre a vértebra e a espinha necessitam estar hidratados para o seu bom funcionamento.
Compressas de água morna: Depois de um dia agitado, tome um banho morno e deixe a água escorrer sobre a região dos ombros. Outra opção é umedecer uma toalha com água quente e deixar na área afetada por, aproximadamente, 20 minutos.
Esse processo ajuda a circulação sanguínea e promove relaxamento dos músculos. Além disso, ele aumenta o volume de oxigênio e favorece o transporte dos nutrientes de cura por meio do sangue.
Massagens relaxantes na prevenção e tratamento de dor nos ombros
Existem diversas técnicas de massagens que podem ser feitas para prevenir e aliviar a tensão que gera dor nos ombros. As manobras do especialista em massoterapia e a utilização de óleos essenciais promovem efeitos analgésicos, percebidos nos primeiros minutos da sessão.
A massagem com pedras quentes, drenagem linfática, massagem esportiva e as técnicas orientais de massoterapia são exemplos de tratamentos que têm a capacidade de restabelecer o equilíbrio do corpo e eliminar a tensão.
É importante realizar as sessões com frequência, que pode ser semanal ou quinzenal. O ideal é não criar um intervalo muito longo entre uma sessão e outra para evitar que o incômodo reapareça.