TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Ortopedista dá dicas para manter a postura no trabalho e prevenir as dores corporais

Márcio Schiefer é professor Adjunto de Ortopedia da Faculdade de Medicina da UFRJ

Por Jonas Feliciano em 01/11/2019 às 11:31:29

Imagem: Divulgação

Muita gente deve concordar que manter a postura correta é difícil, principalmente, na cadeira de trabalho durante todo dia de expediente. Logo, o resultado disso são dores no pescoço, na lombar e outras partes do corpo que ficam prejudicadas com a falta de cuidado. Pensando nisso, o ortopedista e professor Adjunto de Ortopedia da Faculdade de Medicina da UFRJ, Márcio Schiefer, sugeriu algumas dicas práticas aos leitores do Portal Eu,Rio! As sugestões do médico são muito úteis para não sofrer depois com as consequências dos erros posturais.

Para Márcio, umas das primeiras correções é manter as costas sempre apoiadas. Ele explicou que é importante ajustar a cadeira para que a região lombar seja adequadamente apoiada, reduzindo o risco de dores nas costas.

"Uma cadeira ajustada da forma correta reduz a tensão na área. Por isso, dê preferência àquelas que são facilmente ajustáveis para que possa corrigir a altura, posição traseira e inclinação. Os joelhos precisam estar ligeiramente mais baixos que os quadris. Além disso, o ideal é ajustar a altura da cadeira para que consiga usar o teclado com os pulsos e antebraços retos e nivelados com o chão. Dessa forma, pode evitar lesões por esforço repetitivo. Os cotovelos devem ficar ao lado do corpo, de modo que o braço forme um "L" na articulação do cotovelo", alertou o ortopedista.

Ele também sugeriu que não se deve cruzar as pernas. Segundo Schiefer, o indicado é manter os pés no chão ou contar com o auxílio de um apoio para os pés, o que faz com que haja um descanso dos membros em um nível confortável. Ao cruzar as pernas, é possivel que estejamos contribuindo para problemas relacionados à postura.

"O monitor deve ficar na sua frente. O indicado é mantê-lo a uma distância de um braço, com a parte superior da tela no nível dos olhos. Em alguns casos pode ser necessário um suporte para monitor. Se a tela estiver muito alta ou muito baixa, você precisará dobrar o pescoço, o que pode causar dores e ser desconfortável. Deixe um espaço de cerca de 10 a 15 centímetros na frente da mesa para descansar os pulsos entre os períodos de digitação. Algumas pessoas preferem usar descanso de pulso para mantê-los retos e no mesmo nível das teclas", acrescentou.

O mouse mais perto também é uma medida preventiva. Ele deve ficar o mais próximo possível e com uma almofadinha de pulso pode ajudar a mantê-lo reto e evitar flexões desajeitadas. Márcio Schiefer ainda relembrou que os objetos utilizados com frequência, como o telefone ou grampeador, devem ser mantidos por perto. Isso evita que seja preciso se torcer ou se esticar repetidamente para alcançar as coisas.

"Se ficar por muito tempo em ligações, tente trocar o aparelho por um fone de ouvido, quando estiver usando o celular. Colocar o telefone repetidamente entre a orelha e o ombro pode sobrecarregar os músculos do pescoço. Além do mais, não fique na mesma posição horas a fio, procurando mudar a postura sempre que possível. Pausas curtas frequentes são melhores para as costas do que longas", concluiu o especilista.



POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.