O Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) - Polo de São Gonçalo recebe cerca de 450 alunos aprovados no vestibular do 2º semestre deste ano, no sábado (21), às 9h, no Ciep 250 (Rosendo Rica Marcos), Gradim. O Polo Universitário existe desde 2009, tem 3.380 alunos, 65 tutores presenciais, 9 laboratórios e inicia o mais novo curso de Ciências Contábeis.
"A Unidade conta com uma parceria entre o governo do estado e a prefeitura municipal de São Gonçalo. Os novos alunos serão recebidos pelos professores, funcionários, equipe da unidade do Cederj de São Gonçalo e autoridades, que explicarão todo o processo dos cursos e os receberão com um gostoso lanche de boas-vindas", diz Cleide Mara da Silva Venâncio, diretora do Polo São Gonçalo/UNB/Cederj.
Polo de São Gonçalo tem diversos cursos
O Polo de São Gonçalo oferece 10 cursos, são eles: Licenciaturas em Ciências Biológicas (50 vagas), Turismo (50 vagas), Física (45 vagas), Química (45 vagas), Matemática (35 vagas), Administração (52 vagas), Tecnólogo em Segurança Pública (31 vagas), Tecnologia da Computação (30 vagas), Engenharia de Produção (50 vagas) e Ciências Contábeis (50 vagas).
Criado em 2000, o Cederj é um consórcio entre o Governo do Estado e as oito maiores universidades públicas do Estado: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). O programa conta atualmente com mais de 45 mil alunos matriculados e 3 mil tutores, em seus 15 cursos de graduação a distância.
Educação à distância é uma oportunidade para necessitatrabalhar durante o dia
Para professora Cláudia Bandeira, tutora do Cederj, "A importância da educação a distância é proporcionar aos alunos, que precisam trabalhar, a liberdade de estudar a qualquer horário em suas casas pela plataforma de ensino, isso ajuda o discente a conciliar trabalho e estudo e não perder o interesse pela aprendizagem, além de terem a orientação presencial".
Cristina Helena Brandão Brito, 46 anos, ingressou no curso de Tecnólogo Gestão de Turismo, em 2012, no Polo de Caxias. Cursou durante 3 anos, mas precisou trancar no último período, por problemas pessoais.
"A experiência foi bem interessante. O curso do Cederj é espetacular. Tudo que aprendi, utilizo hoje no meu trabalho. O programa possibilita que a gente tenha acesso à faculdade gratuita e de qualidade, num tempo flexível. Os tutores são muito atenciosos e o método de ensino facilita a aprendizagem", diz a ex-aluna.
Os polos do Cederj são uma referência física para que os alunos possam realizar atividades presenciais obrigatórias como aulas no laboratório, avaliações, tutoria presencial, etc. Os cursos oferecidos nos 32 polos, em 31 municípios do Rio, estão disponíveis em http://cederj.edu.br/cederj/wp-content/uploads/2014/10/POLOxCURSOS-Vestibular-2018.1-v-02.pdf