Meia-entrada em shows, cinema e eventos culturais: esses são alguns dos benefícios da ID Estudantil, lançada pelo Ministério da Educação (MEC). O novo aplicativo é uma substituição da tradicional carteirinha de estudante que recebeu sua versão digital.
Segundo o MEC mais de três milhões de alunos já estão cadastrados no sistema. Com o ID, os estudantes obtem benefícios como meia-entrada em eventos culturais e esportivos — shows, teatro, museu, cinemas, jogos —, de maneira mais simples e gratuita.
Como se cadastrar?
Gratuita para os estudantes, a ID Estudantil custará para o governo Federal R$ 0,15 por carteirinha emitida. Para ter acesso ao documento, basta o aluno estar devidamente matriculado, com seus dados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), que é o banco de dados nacional de estudantes do MEC.
Para assegurar o acesso à ID Estudantil, um representante de cada instituição de ensino (pública ou particular) deve enviar as informações dos alunos para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que irá alimentar o SEB.
Nesse contato entre as instituições, devem ser informados o CPF, a data de nascimento, o curso, a matrícula, o ano e o semestre de ingresso dos estudantes. Os alunos podem conferir se a sua instituição de ensino repassou os dados ao sistema no próprio site da ID Estudantil.
Os estudantes que querem verificar se estão registrados no sistema devem acessar o site idestudantil.mec.gov.br.
No app, os usuários vão precisar inserir o CPF, o nome completo, telefone para envio de SMS e e-mail. Em sequência, os estudantes deverão acessar “Minha ID Estudantil” para, então, obter o documento em formato digital.