Nesta segunda-feira (16), o Oscar 2020 anunciou uma lista com os pré-indicados a premiação internacional. O Brasil ficou fora da disputa na categoria de filme estrangeiro, mas "Democracia em Vertigem", da diretora Petra Costa, apareceu entre os 15 selecionados para concorrer às indicações da categoria melhor documentário. Pelo Twitter, Petra se manifestou sobre a presença na lista.
"Que honra fazer parte dessa lista. Parabéns a todos que tornaram esse filme possível!!!", escreveu a cineasta.
Além de "Democracia em Vertigem", estão entre os pre-selecionados "Advocate", "American Factory", "The Apollo", "Apollo 11", "Aquarela", "The Biggest Little Farm", "The Cave", "For Sama", "The Great Hack", "Honeyland", "Knock Down the House", "Maiden", "Midnight Family" e "One Child Nation".
Vale relembrar que, para a concorrer a categoria de melhor filme estrangeiro, a Academia de Cinema Brasileiro havia escolhido o longa "A vida invisível", do diretor cearense Karim Ainouz. Na ocasião, o drama tropical foi o preferido dos integrantes para representar o país na cerimônia, mas ele ficou fora da disputa.
A obra da diretora mineira, Petra Costa, foi lançada, em 2019, pela plataforma Netflix e aborda o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. a crise política no Brasil. Petra Costa também já dirgiu outros documentários como "Elena" (2012) e "Olmo e a gaivota" (2014). Ambos, foram premiados em festivais de Brasília e do Rio de Janeiro.