O jornalista Felipe Martins, editor da Revista Rio Gay Life, está fazendo uma ‘vaquinha’ online para arrecadar R$ 7.100 para a segunda edição da campanha Prevenção ao HIV nas Periferias do Rio. A ideia é fazer com que as informações sobre as novas tecnologias de prevenção cheguem à população LGBTI+ da periferia do Rio de Janeiro. “Existe uma forma de prevenção ao HIV que complementa ou é alternativa ao uso da camisinha, a PrEP. Participando de seminários, ouvi de especialistas que a maior adesão a este programa é de pessoas de classe média. O motivo é claro: a informação não chega à periferia.”
Indignado com essa realidade, o jornalista resolveu criar, no ano passado, um material informativo falando sobre prevenção ao HIV. A distribuição é gratuita. “Em 2019, distribuímos a cartilha no Baile da Gaiola LGBT, no Complexo da Penha, na Parada LGBTI de Madureira e no Espaço Fênix, em Campo Grande. Fomos a filas de festas, em pontos de prostituição, em saunas e cruising bars. As informações sobre prevenção precisam circular. Mais e mais pessoas precisam saber que existem outras formas, além da camisinha, de evitar a infecção pelo HIV”, explicou Felipe.
A vaquinha de 2019 possibilitou a impressão de dez mil exemplares das revistas. A meta este ano é distribuir o mesmo número. “É recompensador receber elogios das pessoas dando parabéns pela iniciativa. Fiquei emocionado quando um rapaz me disse que essa iniciativa salva vidas", destaca Felipe.
Para contribuir, clique no link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/campanha-na-periferia-de-prevencao-ao-hiv-felipe-martins-de-azevedo