TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Forte de Copacabana promove observação do eclipse lunar de sexta-feira

Cariocas poderão assistir ao eclipse lunar de vários pontos da cidade

Por Cláudio Rangel em 25/07/2018 às 19:30:14

Eclipse Lunar será visível em parte do Brasil na sexta-feira (Foto: Pixabay)

Moradores do Rio de Janeiro se preparam para assistir a Lua de Sangue – o eclipse lunar que ocorrerá na noite de 27 de julho. O Forte de Copacabana, no posto seis, receberá quem desejar assistir ao fenômeno acompanhado por astrônomos das 17h27min até o fim do eclipse, às 19h19min.

A iniciativa conta com o apoio do Planetário do Rio, do Sesc e do Grupo de Astronomia Amadora “NGC51”. Também está prevista uma observação gratuita do céu. E os principais alvos dos aficionados pelas estrelas serão os planetas Júpiter e Saturno.

Durante o eclipse, o planeta Marte também ficará mais visível e será um dos corpos celestes observados pelo grupo. O fenômeno poderá ser visto também no litoral sul da cidade onde se pode ver a Lua nascer no mar sem obstáculos. Outros pontos bons são do Morro da Urca e as praias até Barra de Guaratiba, onde o nascer da Lua poderá ser visto no mar. O Arpoador, a Praia do Diabo e Grumari e lugares altos onde se possa ver o nascer da Lua, sem prédios ou árvores, também podem ser excelentes pontos de observação e fotografia.

Eclipse lunar mais longo do século

O eclipse lunar ocorre quando a Lua entrar na umbra – a sombra provocada pela Terra devido à posição em relação ao Sol. O do dia 27 de julho será o de maior duração do século. O fenômeno vai durar uma hora e 43 minutos.

O apelido “lua de sangue” se deve ao fato do satélite ficar com uma cor avermelhada. Isso ocorre porque a Lua passa a refletir a luz solar dispersa na atmosfera terrestre. De acordo com o professor de Física Daniel Rutkowski, como o satélite está em uma região de sombra, a atmosfera terrestre funciona como uma lente e desvia as luzes vermelha e laranja produzidas pelo Sol. Elas acabam por iluminar a superfície lunar.

Dicas para fotografar a Lua de Sangue

O fotógrafo do portal Eu,Rio!, Maurício Miranda, dá dicas para quem tem um telefone celular e queira fotografar o eclipse. Ele explica que o melhor é fotografar na horizontal tentar trazer a imagem com o zoom. E sem flash. Outra dica de especialistas é fazer composições com prédios e até mesmo com o mar, já que a Lua de Sangue vai nascer no oceano neste dia.

Já o fotógrafo Marco Chucho Narvaez aconselha a usar um suporte bem firme, de preferência, um tripé para o celular. Se optar por máquinas fotográficas, Narvaez aconselha os mesmos cuidados anteriores e o uso de velocidade baixa.

O que pode prejudicar a visualização do eclipse lunar é o tempo. Mas as condições para uma boa observação da Lua são positivas. De acordo com o site Climatempo, a próxima sexta-feira será um dia com poucas nuvens e sem chuvas.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.