O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, informou, na noite deste domingo (15), a convocação de médicos cubanos para ajudar no tratamento do coronavírus.
Segundo o secretário, em entrevista para o canal Globo News, os profissionais da Saúde que participaram do programa "Mais Médicos" serão convocados a partir desta segunda-feira para suprir a necessidade de médicos em várias localidades. Alguns médicos já estão doentes, e com a pandemia é necessária a reposição.
"A gente perde no transcorrer da doença. Mesmo que os sintomas deles sejam leves, eles têm que ser isolados para não ficar transmitindo a doença para os seus pacientes. Esses cinco mil médicos, que vão ser chamados, irão para a atenção básica de todo o país. E vamos fazer mais do que isso: nós vamos chamar a partir de amanhã, todos os médicos cubanos que estavam trabalhando no programa inicialmente. Eles vão ser chamados, assim como estudantes de Medicina a partir do sexto ano e um chamado para médicos aposentados. Com certeza, mais de cinco mil médicos", disse o secretário.
Os estudantes de Medicina também estão sendo convocados para atuar nos casos de emergência.
O presidente Jair Bolsonaro está reunido com vários ministros nesta tarde para decidir se fecha ou não as fronteiras e aeroportos, a fim de evitar a propagação do Covid-19.