TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Proibição de aglomerações deixa casas de festas sem eventos

Festas de aniversário, casamentos e eventos sociais são adiados para quando a pandemia passar

Por Cláudio Rangel em 12/04/2020 às 20:27:15

Casas de eventos cancelam festas sem data para retomar a agenda. Foto: Piabay

Enquanto alguns tentam fechar os olhos para o decreto da Prefeitura do Rio que proíbe aglomerações, outros amargam prejuízo com o cancelamento de eventos. Em Jacarepaguá, o Sítio Nova Era teve as festas canceladas ou adiadas por conta da pandemia da Covid-19. Sem a previsão de retorno das atividades, o estabelecimento acumula perdas.

A proprietária do Sítio Nova Era, Glorinha Zen, disse que o espaço costuma ser alugado para casamentos cristãos, festas para a terceira idade e festas infantis. Os eventos já estavam agendados e tiveram de ser suspensos desde o início da proibição de aglomerações:

"Não nos foi dado um tempo. Uns promotores cancelaram a festa. Outros, estão aguardando. O problema é que não sabemos o que vai acontecer. Primeiro, dão um prazo para 10 dias para o término do isolamento, depois, mais dez dias, e assim vai", disse Glorinha.

Estabelecimentos como esse sofrem da falta de qualquer ajuda governamental. Mas até mesmo organizações que recebem auxílio enfrentam dificuldades com as paralisações impostas pela pandemia.

É o caso do Retiro dos Artistas, também em Jacarepaguá. Além de doações, a casa vive das atividades culturais e eventos promovidos em suas instalações. O show do cantor Claudio Lins, que seria a atração do Retiro em 14 de março, foi cancelado. Desde então, todas as atividades culturais não puderam mais ser realizadas no local.

Disk Aglomeração

A população tem colaborado com as autoridades. Basta o cidadão ver um grupo em atividade social para denunciar. O Disk Aglomeração, criado pela Prefeitura do Rio para denúncias de ocorrência de eventos e reuniões no período da pandemia, já recebeu 1,8 mil chamados. Os bairros mais denunciados são Campo Grande, Centro, Bangu, Realengo, Tijuca, Santa Cruz, Barra da Tijuca, Copacabana, Taquara e Recreio dos Bandeirantes.

Além das denúncias de moradores, a Prefeitura conta ainda com um serviço que indica aglomerações de pessoas por meio do sinal produzido pelos smartphones. O sistema é uma parceria entre a operadora TIM e o Centro de Operações Rio (COR).

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.