O Ministério Público Estadual e a Polícia Civil descobriram na última sexta-feira (3) um cemitério clandestino em Itaguaí, município da Região Metropolitana fluminense, mantido por milicianos. A ação foi um desdobramento da Operação Freedom que cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na cidade. No cemitério clandestino, foram encontradas seis ossadas, de corpos ainda não identificados. O Exército e o Segundo Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente do Corpo de Bombeiros auxiliaram nas buscas com homens, cães e equipamentos.
De acordo com o promotor de Justiça Jorge Luiz Furquim a partir da identificação dos corpos será aberto procedimento para a investigação das mortes das vítimas.
“Nós sabemos que a autoria das mortes partiu da milícia que comanda a região mas não sabemos a motivação. Por isso, vamos aguardar essa identificação, saber quem são essas pessoas e, a partir daí, solicitar instauração de inquérito junto à 50ª Delegacia de Polícia, responsável pelo caso, para punir os culpados", informou o promotor.
Também presente à operação, o promotor de Justiça Fabio Correa de Matos Souza, destacou o trabalho em conjunto do MPRJ com a Polícia Civil para que o cemitério clandestino fosse descoberto. “Temos trabalhado em conjunto para ajudar a desbaratar essa quadrilha. Agora, iremos unir esforços para identificar os culpados por essas mortes. Provavelmente, estas pessoas foram vítimas de acerto de contas, ou seja, tinham dívidas ou divergências com a milícia que atua no local”, afirmou o promotor.