TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Celso de Mello decide até sexta se vídeo do duelo entre Moro e Bolsonaro sai em versão uncut

Decano do Supremo Tribunal Federal aborta especulações que negaria já nesta segunda-feira cortes propostos pela Advocacia-Geral da União

Por Portal Eu, Rio! em 18/05/2020 às 21:55:42

Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal, terá a palavra final sobre a versão que virá a público do vídeo da reunião ministrial ampliada no Planalto que Sergio Moro apontou como prova da sup

A segunda-feira foi anormalmente tensa e agitada na capital federal, com a versão de que seria liberado de imediato a versão integral do vídeo com a reunião em que o presidente Jair Bolsonaro teria ameaçado demitir o então ministro da Justiça, Sergio Moro, caso não conseguisse mudar a direção da Polícia Federal. A defesa de Moro pediu a divulgação integral da gravação, em que ministros do Supremo teriam sido tratados com palavrões pelo ministro da Educação, Abram Wajntraub.

Bolsonaro, em suas entrevistas tápidas na saída do Alvorada, pela manhã, chegou a admitir aos repórteres, com grande irritação na voz e nos gestos, que era melhor que a reunião viesse sem cortes a público, pois ficaria provado que ele e os filhos não estariam sendo investigados, e que sua preocupação era com 'a segurança da família e dos amigos'. N prática, esse desprendimento não prevaleceu. A Advocacia-Geral da União se posicionou pela divulgação apenas dos trechos que interessassem diretamente ao inquérito sobre interferência na Polícia Federal, chegando a se antecipar ao Supremo e publicando uma transcrição de falas do presidente. O procurador geral da República, Augusto Aras, argumentou da mesma forma com o relator do inquérito.

Mesmo com esses apelos de peso, circulou com força pelos meios políticos e jurídicos que o vídeo com a versão integral viria a público na terde de segunda-feira. O burburinho só amainou quando o gabinete do decano negou a antecipação da decisão. Nada de spoiler, mas o tom preservou o suspense:

"O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, recebeu agora à tarde, da equipe da Polícia Federal, coordenada pela delegada Christiane Correa Machado, o pen drive que tem em seu conteúdo a gravação da reunião ministerial de 22 de abril de 2020.

O ministro deve começar a assistir ao vídeo a partir das 18h desta segunda (18), e decidirá a respeito do levantamento do sigilo - parcial ou total - até o final desta semana.

Ao receber o material, o ministro deu a seguinte declaração:

"Recebi a equipe da Polícia Federal , chefiada pela Dra. Christiane Correa Machado, em meu gabinete, na data de hoje, que me atualizou sobre o andamento das investigações criminais e entregou-me um pen drive contendo vídeo e áudio da reunião ministerial de 22/4/2020. Após esse encontro, comecei , agora, a assistir ao vídeo, devendo liberar minha decisão até esta próxima 6a. feira, dia 22/05, talvez antes!"

Fonte: Site do Supremo Tribunal Federal

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.