TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Cantora e compositora Carmen Costa é homenageada no centenário

'Está Chegando a Hora', 'Cachaça' e 'Tem Negô Bebo aí!' são hits que ainda embalam foliões

Por Portal Eu, Rio! em 02/07/2020 às 08:00:00

Carmen Costa: centenário. Fotos da matéria: Divulgação

Carmen Costa (5/7/1920-25/4/2007), uma das mais brilhantes cantoras da Era de Ouro do Rádio, se estivesse viva completaria 100 anos. Cheia de pioneirismo, a intérprete de sucessos como "Está Chegando a Hora", "Cachaça", "Tem Negô Bebo aí!", hits que até hoje embalam foliões no carnaval brasileiro, será lembrada pela família com evento virtual em seu centenário de nascimento. A programação inclui live, missa, lançamento de vídeo e depoimentos de ilustres personagens, como Haroldo Costa, Sergio Cabral (pai), Hermínio Bello de Carvalho, Ricardo Cravo Albin e Nei Lopes.

Foto: MIS


Ela foi a primeira cantora do famoso hino oficial do Bloco Bola Preta, com gravação antológica. Segundo os críticos, Carmen foi a primeira diva negra da música brasileira que surgiu cantando nos anos 30 e, até a morte, emocionou plateias com sua linda voz. Foi uma das primeiras a registrar em disco composições de Luiz Gonzaga, entre elas "Xamego" e "Sarapaté".


Carmen Costa

A atriz e cantora Anna Paula Black integrante da Cia. dos Comuns, que já trabalhou com diretores como Antônio Abujamra, João Fonseca, Flávio Marinho e Gilberto Gawronski, tem projeto de encenar o musical "Carmen Costa – uma diva negra" destacando várias fases da trajetória da artista.


Anna Paula Black quer interpretar Carmen Costa nos palcos

Quem foi Carmen Costa?

De origem humilde, com o nome de batismo Carmelita Madriaga, aos 15 anos ela chega ao Rio de Janeiro vindo de sua cidade natal, Trajano de Mores, para trabalhar em casa de família. A empregada doméstica do cantor Francisco Alves, o "Rei da Voz", é incentivada pelo patrão a virar uma estrela do rádio. Foi exatamente no doce lar de "Chico Viola" que, em uma festa, a então "Carmelita" cantou "Camisa Listrada" para Carmen Miranda, a grande voz dessa canção, sendo aplaudida pela "Pequena Notável" por sua bela interpretação.


A partir daí, como caloura, ela se apresenta no programa de Ary Barroso, tornando-se a vencedora. Pouco depois, já participa do coro de gravações de nomes conhecidos da música popular, como Dorival Caymmi. Constrói carreira de sucesso cantando diversos ritmos: "Estrela D"Alva", "Ronda", "Casinha da Marambaia", entre outras. Logo ganha o nome artístico "Carmen Costa" do cantor e compositor Henrique Felipe da Costa, o Henricão, seu namorado e depois marido, com quem começou a cantar em dupla no ano de 1938.


Carmen viveu o auge artístico nos anos 1950 e 1960, se afirmando bem eclética como sambista e - mais tarde - cantando bolero, baião e samba-canção. Separada de Henricão, conhece o engenheiro norte-americano Hans Van Koehler, com que se casa e vai morar nos Estados Unidos. Entre idas e vindas ao seu país, faz várias apresentações na América do Sul.


Carmen Costa com Carlinhos Vergueiro

Chegou a cantar no Carnegie Hall em 1962, no lançamento da bossa nova, em Nova Iorque. Após o fim do relacionamento com o segundo marido, volta definitivamente ao Brasil nos anos 70. Conhece o compositor Mirabeau Pinheiro, com quem vive. Sob o pseudônimo Dom Madrid, vira também sua parceria como compositora. Um homem casado com quem a artista teve sua única filha, Silézia Madriaga. Ficou marcada como musa do sucesso "Eu Sou a Outra", de Ricardo Galeno, que interpretou a canção em 1953.


Silézia Madriaga, única filha de Carmen Costa

Carmen Costa fez bastante sucesso na Rádio Nacional na década de 1950 sem ser contratada. Também atuou cantando em filmes como "Pra Lá de Boa" (1949), "Carnaval em Marte" (1955), "Depois Eu Conto" (1956) e "Vou Te Contá" (1958).


Áurea Martins, que estará na programação do evento, com Carmen Costa

PROGRAMAÇÃO:

JULHO

? Dia 3, 18h, live com @annapaulablack e convidados: Áurea Martins, Elymar Santos e Silezia Madriaga/ Gilberto Julho.


Elymar Santos cantará músicas de Carmen Costa

? Dia 4, 11h, missa transmitida pelo Youtube

? Dia 5, publicação de depoimentos sobre a cantora, no facebook, de nomes como Hermínio Bello de Carvalho, Haroldo Costa, Ricardo Cravo Albin e Pedro Ernesto Marinho. Lançamento do vídeo musical em homenagem à Carmen Costa.


Reprodução Youtube

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.