TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Prefeitura ganha recurso para audiência sobre construção do Autódromo de Deodoro

Justiça suspendeu liminar que impedia realizar videoconferência virtual para discutir impacto ambiental

Por Portal Eu, Rio! em 07/08/2020 às 12:02:18

Fotos: Divulgação Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), conseguiu suspender liminar que impedia o Governo do Estado de realizar audiência pública virtual no processo de licenciamento ambiental do Autódromo de Deodoro. Com isso, a audiência pública virtual será realizada hoje (07).

Em sua decisão, o desembargador Fabio Dutra, da Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), afirmou que "o risco de grave lesão causada pelo impedimento da realização de audiência pública do novo Autódromo do Rio de Janeiro já foi constatada em decisão proferida em 16 de julho pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli", reforçando a necessidade de suspensão dos efeitos da liminar.

O desembargador destacou, ainda, que "no que se refere ao procedimento administrativo de licenciamento ambiental no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, foi editado um regramento específico para a realização de audiências virtuais, sobretudo em razão da impossibilidade de audiências públicas presenciais em um contexto de pandemia".

Para Fabio Dutra, "é importante registrar que não cabe ao Poder Judiciário decidir aspectos técnicos, relacionados à Administração Pública, principalmente em tempos de pandemia, sob pena de violação ao princípio da separação dos poderes".

Audiência

É possível assistir à audiência neste link. Seguindo os procedimentos legais, é necessário preencher a lista de presença. Para realizar perguntas, um formulário deve ser acessado; também é possível solicitar a palavra, basta completar outra ficha.

A Rio Motorpark disponibilizou na internet os estudos de impacto ambiental que serão discutidos.

Polêmica

A proposta de implantar uma pista para receber o Grande Prêmio de Fórmula-1 do Brasil — e tirar de São Paulo e trazer para o Rio os benefícios da iniciativa — tem criado polêmica porque o local, cedido pelo Exército, é o único trecho de grande porte que resta de Mata Atlântica em área plana no município.

O local onde a Prefeitura do Rio pretende construir o autódromo fica no último ponto remanescente de mata atlântica plana na cidade. Segundo especialistas, em caso de chuva, toda a região poderá sofrer muito mais sem a floresta.

A floresta tem aproximadamente 2 milhões de metros quadrados e mais de 200 mil árvores, além de abrigar répteis e pequenos mamíferos.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.