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Como comunicar-se adequadamente para evitar interpretações equivocadas?

Comunicação não-violenta na vida profissional evita conflitos nos relacionamentos humanos

Por Portal Eu, Rio! em 08/08/2020 às 09:00:00

Foto: Divulgação

Você sabe o que é comunicação não violenta? É o método criado pelo psicólogo Marshall B. Rosenberg, usado para falar e ouvir as pessoas de uma maneira simples e respeitosa, sem nenhuma ofensa ou acusação. É necessário que a comunicação seja sempre clara, na vida profissional ou pessoal. A comunicação no trabalho precisa ser desenvolvida de uma maneira objetiva para que não haja interpretações equivocadas ocasionando graves conflitos.

Para entender melhor o que é uma comunicação não violenta e evitar que esse tipo de coisa aconteça na sua empresa, a fonoaudióloga e idealizadora do Clube da Fala, Laila Wajntraub, dá dicas de como reagir se esse tipo de coisa acontecer com você, com alguém próximo ou no seu trabalho.

Dicas da especialista

O primeiro passo é entender a necessidade do outro, o líder precisa estar antenado no que diz respeito ao ambiente de trabalho que necessita ser agradável, é imprescindível que a equipe se sinta confortável e bem quando for expressar a sua opinião ou sugestão em relação à empresa, relatando os pontos que consideram positivos e negativos. É importante que cada funcionário tenha um momento de descontração, para que o líder possa conhecê-lo mais profundamente e entenda seu perfil para se comunicarem de uma forma mais eficiente, promovendo empatia, incentivo e fazendo com que cada um se sinta valorizado e respeitado na empresa.

O segundo passo é demonstrar vulnerabilidade para resolver conflitos. Cabe ao líder tomar as medidas e decisões necessárias para que tudo possa fluir da melhor maneira e, na maioria das vezes, isso é bem complicado, já que os demais funcionários podem não entender que, mesmo uma pessoa ocupando uma posição de liderança, ela também é tão vulnerável quanto qualquer outro colaborador. Por isso, conversar é sempre a melhor maneira: seja franco com todos e deixe claro que você está “desarmado”. Demonstre que está desconfortável com outra pessoa em determinadas situações, aja com sinceridade, mostre que você é vulnerável. Isso não te torna fraco, mas sim maduro e seguro.

O terceiro passo é saber ouvir sempre, mas ouvir de verdade! Se coloque no lugar de outra pessoa, esteja à disposição. Uma empresa tem indivíduos de todos os tipos de personalidade, que nunca se viram antes. A habilidade de saber ouvir é extremamente fundamental. Para colocar em prática a comunicação não violenta, o líder jamais pode ser autoritário, é importante que dê abertura para os funcionários. Com isso, eles podem expor as suas ideias e manifestar suas opiniões. Ouça sempre com respeito, empatia, sem acusar ou julgar. Dessa maneira, evita-se as desavenças e conflitos interpessoais.

O quarto passo é ter atenção aos gestos. Além de tomar cuidado com as palavras que são usadas nos diálogos, é preciso também cuidar do gestual, da postura, olhar e expressões corporais e faciais. Em várias situações, o colaborador pode se sentir desconfortável ou desvalorizado devido aos gestos do corpo e rosto.

O quinto e último passo é observar sem fazer julgamentos, que significa olhar para um determinado cenário e se manter imparcial e neutro. É natural querer emitir a sua opinião em determinados assuntos, porém deve apenas extrair o que realmente é positivo. Se a sua atitude é julgadora, você não deixa claro o que está acontecendo e coloca as suas concepções na frente das suas próprias experiências. Cada pessoa expressa um juízo de valor diferente, de acordo com cada percepção. Por isso, apenas observe e não julgue.

“Comunicar-se é algo essencial, em qualquer que seja o campo. No contexto de uma empresa, especificamente, fazer uso da comunicação não violenta contribui para manter um ambiente de trabalho agradável e um bom clima organizacional. Essa prática fortalece os vínculos entre os colaboradores, aumenta a empatia e a motivação e, consequentemente, eleva a produtividade de toda a equipe”, ensina Laila.

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