Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Quem é? É o frio...

Frente fria, com ar polar, atinge norte do país com temperaturas inferiores a 10°

Acre e Rondônia registraram menos de 10°C; Rio Branco e Porto Velho devem ter recorde de frio em 2020


Região Norte apresentou temperaturas inferiores a inferior a 10°. Foto: Divulgação

A forte massa de ar frio de origem polar que avança pelo Brasil chegou também à Região Norte. A cidade de Manaus, capital do Amazonas, registrou queda brusca na temperatura hoje (22).

Uma intensa friagem também ocorre no Acre e em Rondônia, além do Amazonas. Alguns locais do Acre e de Rondônia registraram menos de 10°C. Rio Branco e Porto Velho, as capitais, devem ter recorde de frio para este ano.

A temperatura mais amena ocorre em meio ao verão, quando a capital começou a vivenciar, desde de julho, a redução na quantidade de chuvas com a chegada no verão amazônico. Nesse meio tempo, termômetros de rua chegam a marcar quase 40°.


Onda de frio avança pelo Amazonas. Imagem: ClimaTempo

No centro-sul do Amazonas e no Acre a imagem acima apresenta tonalidades mais opacas, indicando a presença do ar frio polar. Já no centro-norte do Amazonas e em Roraima o fundo do imagem aparece em tons marrons indicando maiores temperaturas (ar mais quente).

O choque entre essas duas massas de características distintas forma a linha de instabilidade (conjunto de nuvens carregadas) que pode ser observada no encontro entre o ar frio e o ar quente.

Ontem (21), a temperatura chegou a 35 graus em Manaus, de acordo com o INMET. Já hoje (22), com a chegada do ar de origem polar, a temperatura diminui de forma significativa.

Esta massa de ar polar provoca uma intensa friagem na região do sul do Amazonas, no Acre e em Rondônia. A friagem é um fenômeno caracterizado por uma acentuada queda da temperatura, mas provocada pela passagem do ar frio de origem polar, e não por um dia chuvoso, por exemplo.

A capital do Acre, Rio Branco, registrou ontem (21) o recorde de frio do ano, mas a temperatura esfriou ainda mais hoje (22). Um novo recorde é esperado. As temperaturas abaixo dos 10°C continuarão a ser observadas neste fim de semana no Acre e em Rondônia.

A madrugada de amanhã (23) ainda será fria, mas à tarde esquenta bastante porque o ar polar já estará saindo desta parte do Brasil.

As friagens acontecem todos os anos no outono-inverno no Acre, Rondônia e sul do Amazonas, mas só ocorrem com algumas ondas de frio especiais.

Em um meme nas redes sociais, o Teatro Amazonas, um dos principais pontos turísticos de Manaus, aparece em uma montagem debaixo de neve. Outros vídeos retratam o sofrimento dos manauaras, que aguardam a chegada do frio durante o calor "infernal".


Região Norte Acre Rondônia frio Amazonas Roraima

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!