Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Ambiente acadêmico

UCB de Portas Abertas ofereceu imersão gratuita a estudantes

Eventou proporcionou aos participantes a oportunidade de explorar diferentes carreiras


Fotos: Divulgação

Às vésperas do ENEM, a Universidade Castelo Branco, localizada na zona oeste do Rio de Janeiro, realizou, essa semana, a primeira edição do evento "UCB de Portas Abertas", reafirmando seu compromisso com a responsabilidade social. O evento ofereceu uma imersão gratuita no ambiente acadêmico, proporcionando aos participantes a oportunidade de explorar diferentes carreiras e conhecer melhor as diversas áreas de atuação. Com uma programação que incluiu oficinas interativas, palestras, vacinação e atendimento jurídico, a iniciativa também se destacou por oferecer serviços gratuitos à comunidade, incluindo um show de talentos, promovendo assim uma experiência enriquecedora e acessível para todos.


Conforme destacou o vice-reitor acadêmico, professor Aníbal Lopes, a UCB tem desempenhado um papel fundamental na educação da Zona Oeste do Rio de Janeiro em seus mais de 50 anos como instituição de ensino superior. “A Castelo Branco tem sido a porta de entrada para que muitas famílias vissem seus filhos se tornarem os primeiros universitários. Acreditamos no poder transformador da educação e sabemos que ela não muda apenas o aluno, mas toda a comunidade ao seu redor”, afirma.


As atividades previstas para o evento abrangeram diversas áreas de atuação acadêmica. Dentre as iniciativas, houve uma campanha de vacinação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, oferecendo imunização gratuita contra o vírus da influenza, hepatite B, difteria e tétano, no Laboratório Multidisciplinar. A parceria contou mais de 180 doses aplicadas em três dias de campanha. E, ainda na esteira do “Outubro Rosa”, foram realizadas diversas atividades focadas na saúde feminina, com indicadores e protocolos sobre o câncer de mama e o câncer de colo de útero, além de uma oficina de primeiros socorros com ênfase na Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE).


O curso de Fisioterapia ofereceu 80 massagens relaxantes, enquanto no curso de Nutrição foram realizadas mais de 40 medições antropométricas, permitindo que os participantes passassem por uma avaliação corporal. Já o curso de Direito prestou serviços gratuitos para cerca de 20 pessoas.


As universidades no Brasil desempenham um papel social fundamental, indo além da mera formação acadêmica e profissional. Elas são responsáveis por garantir o acesso à educação superior, promovendo a inclusão social e a diversidade. Além disso, as instituições de ensino superior atuam como centros de pesquisa e inovação, gerando conhecimento que atende às demandas sociais e econômicas do país. Esse evento, que aproximou a academia da comunidade, é uma faceta importante desse papel, permitindo que saberes acadêmicos e populares dialoguem em projetos que visam o bem-estar social.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!