A Corte Especial do STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu manter o afastamento do cargo do governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), por 180 dias. Na sessão de hoje, 14 ministros votaram a favor da decisão do relator, ministro Benedito Gonçalves, que afastou Witzel do cargo na sexta-feira (28), e um ministro foi contrário à medida. Eram necessários dez votos para manter o afastamento. A Corte Especial é composta por 15 ministros.
O relator do processo, ministro Benedito Gonçalves, foi o primeiro a votar e defendeu a manutenção de sua decisão. O voto dele foi referendado por outros 13 ministros. A decisão monocrática de Gonçalves que afastou Witzel do governo na sexta-feira (28) foi, contudo, alvo de críticas.
Todos os ministros votaram pelo afastamento de Witzel do cargo. A exceção foi o ministro Napoleão Nunes Maia Filho, que votou contra a medida. No julgamento, os ministros apontaram a gravidade dos indícios apontados na investigação, como o pagamento de contas em dinheiro vivo.
O que disse Witzel
O governador afastado se manifestou nas redes sociais:
"Respeito a decisão do Superior Tribunal de Justiça. Compreendo a conduta dos magistrados diante da gravidade dos fatos apresentados. Mas, reafirmo que jamais cometi atos ilícitos.
Não recebi qualquer valor desviado dos cofres públicos, o que foi comprovado na busca e apreensão. Continuarei trabalhando na minha defesa para demonstrar a verdade e tenho plena confiança em um julgamento justo.
Desejo ao governador em exercício, Cláudio Castro, serenidade para conduzir os trabalhos que iniciamos juntos e que possibilitaram devolver ao povo fluminense a segurança nas ruas e, com isso, a esperança em um futuro melhor".
O que disse Cláudio Castro:
"O governador em exercício Cláudio Castro, diante da determinação do STJ, reafirma o seu compromisso de conduzir o Estado do Rio de Janeiro com serenidade, diálogo e austeridade. E reitera seu desejo de que o governador Wilson Witzel tenha todo direito de defesa plenamente garantido".
Abaixo, no Podcast do Portal Eu, Rio! você ouve a sonora do deputado estadual Waldeck Carneiro, representante do PT na Comissão de Impeachment do governador afastado, Wilson Witzel, na Alerj.