O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2 a 1 nesta terça-feira, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, pela Libertadores. O jogo parecia fácil para o time rubro-negro no primeiro tempo, por conta da atuação de gala de Pedro e Arrascaeta, que marcaram os gols. Até que Emmanuel Martínez descontou para a equipe equatoriana. A partir daí, a partida ficou disputada e os jogadores da equipe carioca caíram, consideravelmente, de rendimento. Com essa vitória, o Flamengo fica com nove pontos no grupo e está próximo da classificação para a próxima fase.
Para organizar a equipe Rubro-Negra, com 11 desfalques, Torrent optou por começar a partida com o zagueiro Thuler na lateral direita; Gerson e Thiago Maia no meio, Arrascaeta e Éverton Ribeiro nas pontas; e Pedro centralizado no ataque.
Os primeiros minutos de partida foram de um Flamengo mais ofensivo. Logo aos cinco minutos, o Rubro-Negro marcou o gol com Pedro, após grande jogada e assistência de Gerson. Foi o nono gol do atacante nesta temporada.
Aos 17, Arrascaeta recebeu a bola na entrada área e chutou de perna esquerda, mas o goleiro Burrai defendeu no meio do gol. Na sequência do lance, Éverton Ribeiro arriscou com a perna direita e Burrai fez a defesa novamente.
A equipe do Flamengo estava envolvente e jogando com muita qualidade, tanto no trabalho de posse de bola, quanto no campo ofensivo. Aos 25 minutos, saiu o segundo do Rubro-Negro, com Arrascaeta. Pedro fez o pivô, passou para Éverton Ribeiro, que fez a assistência para o meia balançar as redes. Esse foi o sétimo gol do uruguaio na temporada.
O Barcelona fez pressão no fim do primeiro tempo, com Arroyo. O lateral estava livre pela esquerda e chutou colocado, com perigo, mas para fora. A equipe de Guayaquil ainda tentou mais uma vez, aos 42, com Castillo que recebeu e chutou forte, mas César, seguro, fez grande defesa. Nos acréscimos, o atacante Colmán teve uma boa oportunidade de marcar, mas chutou por cima do gol. A primeira etapa terminou com 58% de posse de bola para o Flamengo.
Logo no início do segundo tempo, aos 2 minutos, o Barcelona marcou o gol com Emmanuel Martínez, após bela troca de passes e uma falha defensiva do Flamengo. A resposta do Flamengo veio logo no minuto seguinte com Pedro, que chutou firme, para a grande defesa de Burrai.
O jogo ficou eletrizante após o gol do Barcelona. Aos 11 minutos, Jonatan Álvez quase deixou tudo igual, após chute forte, que passou rente à trave. Outra grande oportunidade do Barcelona aconteceu aos 16, quando o atacante Colmán recebeu sem goleiro, mas chutou fraco e a bola ficou com Rodrigo Caio.
Nesse momento da partida, os jogadores do Flamengo estavam, claramente, abatidos fisicamente e não chegaram no ataque com facilidade, como na primeira etapa. Mesmo assim, a equipe Rubro-Negra conseguiu segurar o resultado até o fim da partida.
FICHA TÉCNICA
BARCELONA SC 1 X 2 FLAMENGO
Local: Estádio Monumental Isidro Romero Carbo
GOLS: Pedro (5min 1°T); Arrascaeta (25min 1°T); Emmanuel Martínez (2min 2°T).
CARTÕES AMARELOS: Orejuela; Williams Riveros; Pinatares; Lincoln; Thiago Maia; Willian Arão; Domènec Torrent.
BARCELONA SC: Burrai; Castillo, Riveros, Animar (Gabriel Marques) e Vallecilla; Orejuela (Oyola), Pinatares (Quintero), Emmanuel Martínez (Preciado) e Damián Díaz; Arroyo (Jonatan Álvez) e Colmán. Técnico: Fabián Bustos.
FLAMENGO: César; Thuler (Ramon), Léo Pereira, Rodrigo Caio e Renê; Willian Arão, Thiago Maia, Gerson, Arrascaeta e Éverton Ribeiro; Pedro (Lincoln). Técnico: DomènecTorrent.