A peça "Luiz Gama: Uma Voz Pela Liberdade" será encenada nesta sexta-feira (24) nas escadarias da Câmara Municipal, na Cinelândia, no Centro do Rio, às 17 horas. O evento é grátis e lembra os 136 anos de morte do abolicionista que foi considerado oficialmente advogado em 2015, pela OAB, e recebeu este ano, por Lei, o título de Patrono da Abolição da Escravidão no Brasil e Herói da Pátria.
A peça é dirigida por Ricardo Torres e retrata não só a importância de Luiz Gama para o Brasil, mas, também, traz à tona reflexões sobre o preconceito racial. No elenco estão presentes os atores Deo o Garcez e Soraia Arnoni.
O ator contou ao "Portal Eu, Rio!" que sempre quis levar o espetáculo a lugares públicos. Como o dia 24 de agosto marca o dia exato de falecimento do advogado abolicionista, Deo falou que o diretor teve a ideia de encená-la nas escadarias do Palácio Pedro Ernesto.
"Eu sempre quis apresentar a peça em lugares públicos. Como queríamos fazer um tributo ao Gama pela data de nascimento ou falecimento dele, Ricardo Torres, o diretor da peça, teve a ideia de apresentarmos na escadaria da Câmara Municipal, na Cinelândia. O vereador Tião do Jacarezinho adorou a ideia e conseguiu que assim fizéssemos", disse o intérprete de Luiz Gama.
Após o assassinato da vereadora Marielle Franco, o local ganhou o nome dela como quarteirão cultural. Para Deo Garcez, o simbolismo da peça ser apresentada no local mostra que tanto Marielle quanto Gamasão representantes de todos aqueles que lutam pela liberdade, igualdade, inclusão e justiça. Ele também imaginou como seria uma diálogo entre os dois.
"Acretido que a conversa entre os dois certamente seria marcado, certamente, pela busca de ações concretas no sentido de melhorar as condições do povo brasileiro", imaginou Deo.
A produção de "Luiz Gama: Uma Voz Pela Liberdade" é deAlan de Jesus e Mário Seixas. A classificação é livre e a apresentação é gratuita.