TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Antigo prédio do Ministério da Fazenda será detonado na Mangueira neste domingo

Local deve receber conjunto habitacional do Minha Casa, Minha Vida

Por Gabriel Gontijo em 25/08/2018 às 12:07:21

Prefeitura já fez o cadastro para reassentar as famílias que estavam no local (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, acionará neste domingo (26), às 7 horas, o detonador para implosão do antigo prédio do Ministério da Fazenda na Mangueira, na Zona Norte do Rio. O edifício, localizado no número 458 da Rua Visconde de Niterói, tem problemas estruturais e estava ocupado por 69 famílias.

No local a previsão é que seja erguido um condomínio do programa Minha Casa Minha Vida, com 120 unidades e prazo de conclusão de um ano e meio. Os moradores serão reassentados nesse empreendimento, junto com outras famílias da própria comunidade em situação semelhante. O prédio é o segundo de cinco que serão demolidos para dar lugar a habitações populares do programa.

O trabalho de identificação de quem ocupava o antigo prédio da Fazenda foi iniciado há dois meses, antes da ação de desocupação. Quando houve a remoção, todas as famílias que viviam ali foram cadastradas e passaram a receber aluguel social. O pagamento dos dois primeiros meses foi feito antecipadamente para cada uma delas, no valor total de R$ 800.

Esquema especial para as interdições

Para a demolição, haverá interdições no trânsito e será necessária uma operação especial da Prefeitura, com agentes da Guarda Municipal e da CET-Rio, além de servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e da Comlurb. Também atuarão a Polícia Militar (PMERJ), o Corpo de Bombeiros (CBMERJ), a Light e a Supervia. Os detalhes sobre o esquema operacional da implosão podem ser encontrados no http://bit.ly/implosao_260818.

Mobilização nas primeiras horas do dia

Nas primeiras horas do domingo, equipes da Defesa Civil percorrerão moradias, becos e vielas no entorno do prédio, com checagens para evitar a presença de pessoas dentro dos limites do perímetro. A Defesa Civil atuará com 25 agentes e a GM Rio vai atuar com 70 guardas municipais dos grupamentos especiais de Trânsito (GET), Tático Móvel (GTM), Operações Especiais (GOE) e de Cães de Guarda (GCG).

Uma equipe formada por 30 garis da Comlurb fará a varrição e lavagem da área externa após a implosão do prédio. Assim que for concluído o trabalho dos garis, as ruas no entorno, que serão interditadas das 6h às 8h, voltam a ser reabertas.

A equipe irá atuar com o apoio de duas varredeiras, três carros-pipa, uma pá mecânica e um caminhão basculante. A conclusão da operação será com lavagem com água de reuso para garantir que a poeira resultante da implosão não se espalhe, prejudicando os moradores da área. 

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.